A defensora pública Safira Vanessa Carneiro Costa, que faleceu na quinta-feira (01), vítima de um trágico acidente na BR-158, em Ribeirão Cascalheira, será homenageada e dará nome a um bosque na cidade de São Felix do Araguaia.
A Promotoria de Justiça de São Félix do Araguaia firmou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o proprietário da “Fazenda Água Preta III”, prevendo a doação ao Município de área verde urbana com mais de 54 mil metros quadrados para instalação do “Bosque Municipal Dra. Safira Vanessa Carneiro Costa”.
A defensora pública-geral, Luziane de Castro, disse que a Defensoria Pública ficou muito feliz com a homenagem à Safira. “Ficamos muito felizes com essa homenagem. Na verdade, confirma tudo que nos já imaginávamos: a dra. Safira era uma profissional extremamente atenciosa e dedicada. Sem sombra de dúvidas essa homenagem acabou confirmando toda a impressão e sentimento que nós tínhamos. É um importante reconhecimento vindo de outros agentes do sistema de justiça, no caso especifico o Ministério Público, então a instituição fica extremamente feliz com essa homenagem feita à nossa colega”.
“Era uma pessoa inspiradora, gentil e dedicada que viverá para sempre em nossos corações e agora está também imortalizada na história da cidade. Esta justa homenagem é o mínimo que podemos fazer para retribuir toda a luz que ela trouxe à São Félix do Araguaia”, disse o promotor de Justiça Substituto, Marco Antonio Prado Nogueira Perroni.
A iniciativa busca conjugar a compensação ecológica com a conscientização ambiental e é parte do “Projeto Terra Nascente”, desenvolvido pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso nas Promotorias de Justiça de Itiquira e São Félix do Araguaia, em parceria com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso e a Universidade Federal de Rondonópolis.
Acidente – No momento do acidente, Safira estava acompanhada de seus pais, Maria do Socorro de Jesus Carneiro Costa e Carlos Luiz Fonseca Costa, que também vieram a óbito.
Safira era de São Luis - MA e ingressou nos quadros da Defensoria Pública de Mato Grosso em dezembro de 2023. Desde então, ela atuava na comarca de São Félix do Araguaia.