Câncer de Próstata - Dados do Ministério da Saúde indicam que o câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens no Brasil, já o Instituto Nacional do Câncer (Inca) informa que a doença leva um homem à morte a cada 38 minutos.
Paralelo a isso, um dos problemas no diagnóstico do câncer de próstata é que a doença não apresenta sintomas. E quando os sinais aparecem, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, o que dificulta a cura.
Na fase avançada, os sintomas são: dor óssea; dores ao urinar; vontade de urinar com frequência; presença de sangue ou sêmen na urina.
E o grave é que, a única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Por esse motivo, mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre a melhor forma de prevenção e de avaliação da glândula.
O endurecimento e presença de nódulos suspeitos na próstata é um sinal grave de alerta. Outra forma de verificar a saúde da glândula é fazer o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Porém, outros exames podem ser solicitados se houver suspeita de câncer, explicam as enfermeiras.
A próstata é a glândula do sistema reprodutor masculino que pesa cerca de 20 gramas, se assemelha a uma castanha e localiza-se abaixo da bexiga. A principal função dela é, com as vesículas seminais, produzir o esperma. As enfermeiras alertam, todo o cuidado e atenção com a saúde dela, é fundamental.