Dinâmica - No Cejusc, os conflitos em que as partes não tem vínculo prévio, é proposta a conciliação por meio de um profissional que sugere soluções e propostas para cada caso, por exemplo nas demandas contratuais e de consumidor. Já nos casos em que há vínculos, os de família, por exemplo, em que são discutidos valores de pensão, a guarda dos filhos e o divórcio, um mediador atua para que as partes cheguem, juntas, a uma solução que atenda a todos, explica Bruna.
Na Defensoria, ela informa que a área cível, nos assuntos de família, é a que mais gera atendimentos. “Toda a equipe do Cível atua para auxiliar os que nos procuram a chegarem num consenso. O caso que mais nos marcou foi um reconhecimento de maternidade e paternidade socioafetiva que fizemos, de forma consensual, com posterior análise e decisão da Justiça. A situação de criança, criada desde bebê pelos tios, teve a guarda transferida para eles ao nascer pela mãe biológica. E hoje, com 11 anos, ela se vê como filha dos tios e por isso, foi feita a ação de reconhecimento", conta.
Cejusc - O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Mato Grosso é uma unidade do Poder Judiciário estadual dedicada à resolução consensual de conflitos por meio de conciliação e mediação. O foco do atendimento no local é oferecer aos cidadãos uma alternativa mais rápida, econômica e eficiente para solucionar disputas, evitando a necessidade de processos judiciais prolongados.
Neles podem ser solucionados casos de Família: divórcio, guarda e visitação de filhos, pensão alimentícia, partilha de bens, reconciliação de desavenças familiares. Direito do Consumidor: questões relacionadas a produtos e serviços, como defeitos, cobrança indevida e má prestação de serviços, relações entre consumidores e empresas, por exemplo, disputas com operadoras de telefonia, bancos, e fornecedores de produtos.
Vizinhança: problemas de convivência, barulho, uso de áreas comuns, questões de construção e divisões de propriedades. Dívidas e Execuções: conciliação de dívidas entre devedores e credores, renegociação de dívidas bancárias e financiamentos. Conflitos Tributários: questões relacionadas a tributos, que permitem acordos de quitação de débitos, com benefícios fiscais em programas de conciliação como o Concilia MT.
Conflitos Ambientais: questões envolvendo danos ambientais, recuperação de áreas degradadas e regularização ambiental, com foco em promover ajustes de conduta entre infratores e o poder público.
Em Mato Grosso, os Cejuscs estão instalados em diversas comarcas, incluindo Cuiabá, facilitando o acesso da população aos seus serviços. Para utilizar os serviços do Cejusc, o cidadão pode comparecer pessoalmente à unidade mais próxima, munido de documentos pessoais e informações sobre o conflito, ou ser encaminhado pelos órgãos do sistema de justiça, como a Defensoria Pública.