Podem participar do projeto meninas e meninos a partir de 7 anos, que podem ficar nele até os 16 anos. Nesse período, eles passam pela formação de soldado, com duração de um ano, depois a de monitor, cabo, terceiro-sargento, segundo-sargento, subtenente e tenente. E durante esse período, podem fazer cursos profissionalizantes de informática e inglês básico, por exemplo.
Ao final da formação, os alunos podem continuar na entidade como voluntários veteranos, caso desejem. Mas, a maioria, segue para o mercado de trabalho local, explica a auxiliar administrativa do Centro de Formação, Rosana de Paula. Ela lembra que a população da cidade valoriza e apoia o projeto pelos resultados.
“A procura por nossa formação é muito grande, mas, não fazemos processo seletivo. Atendemos aos que nos procuram até o limite de vagas. E muitos, já antes de sair, vão para o Pequeno Aprendiz e começam trabalhar. Um mercado daqui selecionou cinco funcionários este ano, a partir de nossos currículos”, informa.
O Centro de Formação foi criado em 1994 e oferece formação moral, cívica e intelectual em horário complementar ao da educação regular, o projeto é mantido com o apoio de empresários, por meio de doações, de órgãos públicos e do Município, que custeia principalmente a folha de pagamento dos funcionários.