Notícias

FORTALECIMENTO INSTITUCIONAL


Defensora-geral cita novas nomeações e destaca esforço para ampliar assistência em todo o estado

Na entrevista, a chefe da Defensoria Pública Estadual, Luziane Castro, defendeu um orçamento maior para que o órgão possa nomear mais defensores e servidores e, assim, chegar a todas as comarcas do estado

Por Alexandre Guimarães
08 de de 2023 - 17:55
Defensora-geral cita novas nomeações e destaca esforço para ampliar assistência em todo o estado


Na manhã desta segunda-feira (6), a defensora pública-geral de Mato Grosso, Luziane Castro, participou, ao vivo, do programa A Notícia de Frente, da TV Vila Real/Record (canal 10), apresentado por Kleber Lima, Haroldo Arruda e Luciana Gaviglia. Na entrevista, Luziane defendeu o fortalecimento e a expansão da Instituição para todas as comarcas do estado.

“No Sistema de Justiça, o orçamento da Defensoria é o menor, não atende todas as necessidades do órgão. Estamos buscando várias maneiras para diminuir essa diferença, investindo em tecnologia, usando avanços de outras maneiras, para que possamos crescer e atender toda a população, que é o nosso principal objetivo”, destacou.

No dia 31 de outubro, dez novos defensores e dez novos servidores tomaram posse, em cerimônia realizada no Teatro Zulmira Canavarros, em Cuiabá. Os novos integrantes da DPMT foram aprovados no 6º concurso para seleção de defensores e no 2º certame para seleção de servidores de apoio administrativo do órgão.

Com os novos empossados, a Defensoria Pública expandiu seu atendimento, chegando a 81% das 79 comarcas do estado, o que significa o acesso gratuito à Justiça para cerca de 3 milhões de habitantes. O objetivo, até 2024, é alcançar 100% da população de Mato Grosso em situação de vulnerabilidade.

Além disso, a entrevista abordou os desafios para enfrentar a invisibilidade do trabalho de cuidado das mulheres do Brasil, tema da redação do Enem 2023. O exame, realizado por milhões de estudantes em todo o país no último domingo (6), inclusive citou, em uma das questões da primeira fase, a campanha “Eu uso máscara, mas não me calo! Juntas somos mais fortes!”, da DPMT, lançada em junho de 2020, visando combater a violência contra a mulher, especialmente durante a pandemia.

“Na constituição da família, todos são importantes, todos participam desse processo. Os homens também participam da educação dos filhos, devem estar presentes na vida dos filhos. São aspectos culturais do país. Ainda há muito o que fazer. Temos que trabalhar muito pelas futuras gerações”, afirmou.

Segundo a defensora-geral, é papel fundamental do órgão acolher todas as pessoas em situação de vulnerabilidade em Mato Grosso e, para chegar a todas as comarcas do estado, a Defensoria precisa de mais investimentos.

“Somos nós que estamos ali para fazer o atendimento das pessoas em situação de rua, dos catadores de recicláveis, das pessoas que precisam de um procedimento de saúde com urgência, como uma cirurgia, as mães que buscam alimentos para os seus filhos. É na porta da Defensoria que elas vão bater”, arrematou.