Notícias

ESTRUTURA NOVA


Defensora-geral de MT, Luziane Castro, inaugura novo prédio do Núcleo de Mirassol D´Oeste

Espaço foi adaptado para ter a nova identidade visual do órgão, espaços climatizados e adequados para crianças, idosos e pessoas com deficiência

Por Marcia Oliveira
21 de de 2023 - 18:37
Bárbara Argôlo Defensora-geral de MT, Luziane Castro, inaugura novo prédio do Núcleo de Mirassol D´Oeste

Nova sede da DPMT em Mirassol D'Oeste foi inaugurada nesta segunda-feira


A Defensoria Pública de Mato Grosso inaugurou na tarde desta segunda-feira (21/8) mais um Núcleo, que segue padronização de identidade visual e oferece estrutura adequada para atender ao público do órgão com espaços climatizados, equipamentos tecnológicos atualizados e acessibilidade para crianças, idosos e pessoas com deficiência, na cidade de Mirassol D’Oeste, 296 km de Cuiabá. 


A defensora pública-geral, Luziane Castro, e a segunda subdefensora pública-geral, Maria Cecília da Cunha, estiveram presentes na inauguração. “Esse é o fruto de mais um intenso trabalho da Administração, que estamos conseguindo entregar, o Núcleo de Mirassol, importante cidade da região, que tem 19 anos de instalação da Defensoria e há muito tempo precisava de espaço adequado para atendimento da população”, disse Luziane.

Ela lembrou que, como era comum, a Defensoria começou o trabalho na cidade em local acanhado, cedido pelo Fórum, depois foi para um imóvel alugado, mas que não tinha condições para o atendimento. “Agora, nós, com todo esforço, estamos conseguindo entregar mais um prédio, mais um imóvel adequado para que a população se sinta acolhida e abraçada pela Defensoria Pública de Mato Grosso”, disse Luziane.


O coordenador do Núcleo, defensor Carlos Gobati de Matos, informa que a população da cidade de Mirassol D’Oeste, Curvelândia e dos distritos de Sonho Azul e entorno de Reserva do Cabaçal recebem um local bonito, confortável e acessível. “A mudança foi radical para melhor. Antigamente atendíamos num Núcleo precário, com problemas de infiltração, espaço, insetos, ratos. Lembro que quando cheguei aqui, uma das primeiras coisas que fizemos, eu e o antigo colega, Guilherme Rigon, em 2019, foi procurar um novo local”. 

O defensor informa que agora, o prédio é novo, os móveis são novos, os banheiros são adaptados para pessoas com deficiência, separados para homens e mulheres. “Mudou 100% e tanto o ânimo dos trabalhadores, dos membros da defensoria foi impactado positivamente, quanto o dos cidadãos, que agora vão dispor de uma estrutura muito, muito melhor. O sistema computacional e de tecnologia de informação também é todo novo. Melhorou a recepção, o atendimento, o conforto, melhorou tudo”. 


Mirassol D’Oeste atua com duas Defensorias, a 1ª e a 2ª, mas, já tem previsão para implantação da 3ª. A primeira atua com demandas cíveis e abrange a maior demanda de atendimentos, com atuação nas áreas de saúde, alimentos, divórcio e cumprimentos de sentença. Já a segunda, atua com a área criminal e execução penal. 

“Atendemos a cadeia pública com cerca de 200 presos, além dos que estão em regime aberto e semi-aberto e também, nos processos criminais. A demanda de audiências criminais aqui é grande, temos, para se ter ideia, audiências marcadas até junho de 2024. Mas, a demanda cível é maior que a criminal”, explica o defensor.  No Núcleo atuam Matos, a defensora Ana Lúcia Duarte, por cumulação, dois assessores jurídicos, dois estagiários de pós-graduação e cinco estagiários de graduação.