Representando o Condege na ocasião, a defensora-geral de Mato Grosso destacou que o defensor público Roberto Tadeu Vaz Curvo, que atuou na Coordenadoria de Direitos Humanos da Defensoria Pública de Mato Grosso, foi um dos pioneiros na Corte Interamericana, que tem como objetivo interpretar a Convenção Americana sobre Direitos Humanos e outros tratados.
"Estamos celebrando e participando de inúmeras atividades dos 20 anos da AIDEF, um momento muito importante, no qual analisamos os avanços e principalmente todos os desafios das Defensorias ao longo desses 20 anos. Destaco a reunião que tivemos na Corte Interamericana de Direitos Humanos, onde foi uníssona a opinião dos presentes sobre a importância da participação das Defensorias nas decisões daquela Corte. E lembro que o colega Roberto Vaz Curvo foi um dos primeiros defensores públicos interamericano a ter uma atuação muito importante aqui", avaliou Luziane.
A vice-presidente do Condege, Firmiane Venâncio, que é defensora pública-geral na Bahia, também participa do encontro e avalia a viagem como importante para o relacionamento dos órgãos na América Latina.
“Participamos de debates sobre a nossa atuação no Sistema Interamericano de Direitos Humanos, estivemos na Corte, dialogamos com juízes que a compõem e ficamos felizes por ouvir como as Defensorias Públicas da América Latina têm contribuído para o aprimoramento do Sistema. Essa atividade certamente resultará em frutos positivos para as Defensorias do Brasil”, disse a vice-presidente.