A defensora pública-geral de Mato Grosso, Luziane Castro, marcou presença na cerimônia de posse dos oito novos desembargadores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso na tarde desta quarta-feira (21.02). Na oportunidade Luziane ressaltou o período festivo de aniversário de 25 anos da Defensoria Pública e ressaltou a importância do fortalecimento do sistema de Justiça no estado.
"Sinto-me muito honrada em estar aqui representando a Defensoria Pública de Mato Grosso nesse importante momento e, em uma semana especial para a nossa Instituição, em que completamos 25 anos de efetiva instalação da Defensoria Pública em nosso estado. Quero estender meus mais sinceros votos de êxito aos novos desembargadores e que suas atuações sejam pautadas pela busca incansável pela justiça, pelo respeito aos direitos fundamentais e pela promoção da paz social. Que cada decisão proferida seja um reflexo do compromisso inabalável com a verdade, a equidade e a dignidade da pessoa humana", afirmou Luziane.
Dos oito novos desembargadores, quatro juízes foram definidos por merecimento, dois por antiguidade, e dois são oriundos do Quinto Constitucional – um do Ministério Público Estadual, Marcos Regenold, e um representante da advocacia, Hélio Nishiyama, escolhidos pelo governador Mauro Mendes.
Pelo critério de antiguidade do TJMT, foram selecionados o juiz Jorge Luiz Tadeu Rodrigues e a juíza Vandymara Galvão Ramos Paiva Zanolo. "Mesmo nas adversidades, que não foram poucas no decorrer dos anos, nunca perdi a fé e o sentimento de gratidão", afirmou Zanolo, única mulher dos oito empossados.
Por merecimento, foram promovidos os magistrados Rodrigo Roberto Curvo, Luiz Octávio Oliveira Saboia Ribeiro, Lidio Modesto da Silva Filho, e José Luiz Leite Lindote.
"Destaco um cumprimento à Dra. Vandymara Galvão Ramos Paiva Zanolo, a única mulher entre os empossados nesta sessão. Sua presença aqui hoje é um testemunho do avanço da equidade de gênero em nossa sociedade e no âmbito jurídico, e nos lembra da importância de continuarmos a promover a igualdade de oportunidades e o respeito em todas as esferas de atuação", destacou Luziane.
A desembargadora Maria Erotides Kneip, vice-presidente do TJMT, agradeceu a todos pela presença. "É, sem dúvida, um marco para a magistratura e um coroamento para os que vêm do Quinto Constitucional. A senhora e os senhores têm a responsabilidade de proteger os direitos fundamentais dos cidadãos e promover a justiça em sua forma mais pura, sublime e imparcial", pontuou.