Na última quinta-feira (9), a Defensoria Pública de Mato Grosso (DPMT) participou da sessão ordinária do Comitê Executivo e do Conselho de Administração da Associação Interamericana de Defensorias Públicas (AIDEF), em Assunção, capital do Paraguai.
A defensora pública-geral de Mato Grosso, Luziane Castro, representou o Conselho Nacional de Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege) no encontro, que ocorreu na Universidade Politécnica e Artística do Paraguai (UPAP).
“É um momento de compartilhar essas experiências para o fortalecimento das Defensorias Públicas para que tenhamos um modelo, o mais próximo e ideal possível, para o atendimento da população de uma maneira completa”, afirmou.
Na sessão do Comitê Executivo, foram discutidas questões administrativas e pontos relacionados ao Sistema Interamericano de Direitos Humanos e à Organização dos Estados Americanos (OEA).
A associação também emitiu uma declaração sobre a Justiça Restaurativa (solução de conflitos por meio do diálogo e da negociação) e fez uma análise da situação das Defensorias Públicas na América Latina.
“Discutimos medidas alternativas de resolução de conflitos. Destaque para a Justiça Restaurativa, que tem sido uma pauta bastante importante e frequente para todas as Defensorias”, ressaltou Luziane.
O Conselho Diretor apresentou um relatório administrativo e debateu a academia de formação continuada de defensores públicos interamericanos.