Notícias

RUALOGIA


Defensoria inicia 3ª edição do projeto de capacitação em direitos para população em situação de rua

O evento é dedicado a promover a educação em direitos e fortalecer o controle social das políticas públicas para pessoas em situação de rua

Por Djhuliana Mundel / Do local: Isabela Mercuri
02 de de 2024 - 15:28
Defensoria inicia 3ª edição do projeto de capacitação em direitos para população em situação de rua


A Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT), através da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep), iniciou nesta segunda-feira (02), a 3ª Edição do Rualogia: das marquises para a luta, conhecer para lutar, com as lideranças do Movimento Nacional População de Rua-MNPR do Rio Grande no Norte e população em situação de rua. 

O evento, que segue até quarta-feira (04), é dedicado a promover a educação em direitos e fortalecer o controle social das políticas públicas para pessoas em situação de rua, assim como fortalecer a participação das pessoas em situação de rua no MNPR na luta por seus direitos. 

“A Rualogia é um projeto de educação e direitos permeável aos saberes da rua, das pessoas em situação de rua. Então é uma metodologia que é co-criativa, que é dialógica, em que há uma cooperação de saberes. O saber técnico, o saber acadêmico, mas também o saber vivencial, o saber de quem vive e passou em situação de rua. E aí, nesse diálogo, nós vamos fortalecendo a emancipação das pessoas em situação de rua para que elas compreendam toda uma estrutura de desigualdade, uma estrutura de exclusão em que elas estão inseridas e assim elas passem a atuar para transformar a sua realidade também do coletivo em que eles estão inseridos”, explicou a defensora pública Rosana Monteiro, coordenadora do Gaedic Pop Rua. 

Participam do evento pessoas em situação de rua ou com trajetória de rua com perfil de liderança e atuais militantes do MNPR MT, do fórum pop rua de Cuiabá e membros da DPEMT. A 3º edição do Rualogia está sendo realizada das 9h às 17h, até quarta-feira (04), no Edifício Pantanal Business, em Cuiabá. 

“Nos próximos dois dias, pela manhã, teremos os círculos de construção de paz. É um momento dedicado às nossas lideranças nessa situação de rua, ao diálogo, ao fortalecimento desse coletivo, desse grupo para potencializar as ações deles, no sentido de gerar empatia, gerar conexão, gerar sentimento de grupo e assim eles estarem mais fortes nos enfrentamentos que eles terão de fazer na defesa dos seus direitos. E no período da tarde nós teremos três formações. Vamos falar sobre direitos políticos, sobre eleição, sobre participação em conselhos e comitês e, no último dia, nós vamos fazer uma provocação: Seria possível criar uma associação de pessoas em situação de rua? Então nós vamos debater o corporativismo, o associativismo para pessoas em situação de rua, no sentido de tentar estimular essa possibilidade de atuação, através de entidades que possam prestar serviços e assim eles podem acessar emprego, renda e atuar na sociedade”, disse Rosana.

A defensora pública-geral, Luziane Castro, que participou do primeiro dia do círculo de paz, reforçou o apoio da Defensoria Pública no acesso aos direitos para pessoas em situação de vulnerabilidade. “A Defensoria Pública é uma instituição que a sua essência é amplificar. Não é dar voz, não. Vocês têm voz, só que vocês não são ouvidos. Às vezes precisa da força de uma instituição para fazer com que essa voz seja amplificada”. 

Prêmio CNJ - O projeto Rualogia: Das Marquises para a Luta, Conhecer para Lutar ficou em segundo lugar no prêmio Boas Práticas PopRuaJud na categoria Impacto Social e Transformação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).  

O prêmio de Boas Práticas na Política Judiciária PopRuaJud do CNJ, entregue em novembro de 2024, tem por finalidade reconhecer e divulgar iniciativas que promovam a melhoria do acesso à justiça para a população em situação de rua, através de soluções inovadoras e práticas eficazes.  

Confira a programação completa: 

03.12.2024 

9h as 11h – Círculo de Paz: Construindo um movimento forte 

Condução: Facilitadoras: Rosana Monteiro - DPMT e Loyuá Costa - DPMT        

Supervisão: Nugjur/TJMT        

Participantes: Rubia, Francieli, Lala, Benedito, Marcos, Alan, Leonildo, Suely 

13:30h – Lanche 

14h – Tema: A importância da participação das pessoas em situação de rua nos conselhos e comitês de políticas públicas - Discussão sobre Eleições e o direito ao voto 

Dialogantes: Suely Oliveira – MNPR-BA, Leonildo Monteiro – MNPR-PR e Dennys Freire – Fórum Pop Rua Cuiabá 

Construção de propostas 

16h – lanche 

 04.12.2024 

 9h as 11h – Círculo de Paz: Construindo um movimento forte 

Condução: Facilitadoras: Rosana Monteiro – DPMT e Loyuá Costa - DPMT        

Supervisão: Nugjur/TJMT        

Participantes: Rubia, Francieli, Lala, Benedito, Marcos, Alan, Leonildo, Suely 

13:30 – Lanche 

14h – Organizando a luta – É possível criar uma associação de pessoas em situação de rua? – A experiência do INRUA 

Dialogante: Leonildo Monteiro – MNPR/PR 

15h – Lanche 

15:30h - Organizando a luta – É possível criar uma associação de pessoas em situação de rua? – A experiência das Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis 

Dialogante: Alex Cardoso 

Construção de propostas