Na tarde desta quarta-feira (8), a Defensoria Pública de Mato Grosso participou da cerimônia de instalação do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) do Superendividamento, no Fórum de Cuiabá.
O defensor público João Paulo Carvalho Dias, coordenador do Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon), representou a DPMT no evento.
“Em nome da Dra. Luziane, parabenizo o Poder Judiciário pela abertura de portas de esperança e cidadania às consumidoras e consumidores. Temos certeza que grandes frutos virão”, afirmou o defensor.
O Cejusc do Superendividamento vai promover audiências de conciliação e sessões de mediação entre credores e consumidores superendividados de todas as comarcas de Mato Grosso, preferencialmente de maneira virtual.
Superendividada é aquela pessoa que não consegue pagar suas dívidas e garantir ao mesmo tempo o sustento mínimo para si e sua família.
No espaço, que funciona dentro do Fórum da Capital, a população superendividada também terá acesso a atendimento contábil, serviço social e de psicologia.
A cerimônia contou ainda com a participação remota da presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargadora Clarice Claudino da Silva, e do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Marco Aurélio Gastaldi Buzzi.