Nesta quinta-feira (2), feriado de Finados, a Defensoria Pública de Mato Grosso vai realizar uma ação de conscientização sobre o combate à violência contra a mulher, na partida do Cuiabá contra o Vasco, às 16h (horário local), na Arena Pantanal. O confronto é válido pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro 2023.
Os jogadores vão entrar em campo, no protocolo antes do início da partida, com uma faixa roxa com os dizeres: “No campo do respeito, somos todos titulares. Diga não à violência contra a mulher!”, uma iniciativa da DPMT em parceria com o Cuiabá Esporte Clube.
“A campanha, sem dúvida, fomentará o enfrentamento à violência contra as mulheres de forma diferente, ao ter homens conhecidos à frente. A violência contra as mulheres é uma questão que precisa ser extremamente falada e debatida. O alcance visual será de extrema valia”, afirmou a defensora Rosana Leite, coordenadora do Núcleo de Defesa da Mulher (Nudem).
A equipe mato-grossense vem de vitória contra o líder Botafogo, no Rio de Janeiro, no último domingo (29), rodada em que subiu duas posições na tabela – agora é o 10º colocado, com 40 pontos, oito à frente do Goiás, que abre a zona de rebaixamento da competição.
“Nós representamos o estado de Mato Grosso na elite do futebol brasileiro, e temos o dever de defender causas como essa proposta pela Defensoria Pública. O esporte tem um papel fundamental na sociedade, uma função social e educativa muito importante, e vamos sempre usar a nossa representatividade para temas como esse. Ficamos felizes pela procura da Defensoria Pública do nosso estado para essa ação e estamos à disposição para novas iniciativas”, destacou Cristiano Dresch, presidente do Cuiabá Esporte Clube.
Mato Grosso é o terceiro estado com maior taxa de feminicídios no Brasil, com 2,6 casos para cada 100 mil mulheres, quase o dobro da média nacional, que é de 1,4. Os dados, referentes a 2022, são do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado em julho deste ano.
“O Cuiabá, time de primeira divisão, tem muitos fãs. E vê-los segurando a faixa que trata do enfrentamento à violência contra as mulheres, através dessa campanha linda em parceria com a DPMT será espetacular, até por sermos a Instituição a promover os direitos humanos no país. O impacto de homens nesse combate nos oportuniza a esperança de dias melhores”, ressaltou a defensora.
Brasileirão – Para o duelo contra o Vasco, o técnico António Oliveira não vai contar com o goleiro Walter, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Alan Empereur, Rikelme, Fernando Sobral, Raniele e Deyverson, além do treinador, são os pendurados.
Já o Cruz-Maltino ocupa atualmente o 18º lugar, com 31 pontos, não vence há três rodadas e precisa da vitória para seguir na briga para escapar do rebaixamento. O time carioca não terá o seu artilheiro Vegetti, que cumpre suspensão após ter sido expulso no duelo contra o Goiás.
No primeiro turno, o Vasco venceu o Cuiabá no Luso-Brasileiro, sem a presença de público, por 1 a 0, gol de Jair, de pênalti.