Notícias

ALDEIA URBANA


Defensoria Pública acompanha indígenas da etnia Warao em visita à área para realocação de famílias

São 53 famílias venezuelanas indígenas da etnia Warao, que totalizam 160 pessoas entre crianças, jovens, adultos e idosos que vivem em Cuiabá

Por Por Djhuliana Mundel / Do local - Isabela Mercuri
26 de de 2024 - 16:33
Defensoria Pública acompanha indígenas da etnia Warao em visita à área para realocação de famílias


A Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso acompanhou, nesta segunda-feira (26), famílias venezuelanas indígenas da etnia Warao que vivem em Cuiabá, para conhecer o local que será cedido pelo município para realocação dessa comunidade. As 53 famílias contempladas, que totalizam 160 pessoas, entre crianças, jovens, adultos e idosos que vivem na capital, foram convidadas a conhecer o espaço e a cessão da área foi anunciada após a concordância dos futuros moradores. Ao visitarem o local, as famílias consideraram a área adequada.  

O local, que será cedido pela Prefeitura de Cuiabá, possui uma extensão de três hectares e meio, conta com um lago, rede de energia elétrica e nas proximidades existem escolas, postos de saúde, linhas de ônibus. 

A área fica localizada na Zona Rural, adjacente à Rodovia MT 040, Residencial Nova Esperança, próximo a Rua dos Pequizeiros, Chácara Nossa Senhora Aparecida Morgania.  A cessão da área atende a um pedido da Defensoria Pública de Mato Grosso (DPEMT), do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), Ministério do Trabalho, Funai, Conselho Indígenista Missionário (CIMI), Federação dos Povos e Organizações Indígenas do Mato Grosso - FEPOIMT, (representando 43 etnias), Pastoral do Migrante, entre outros. 

A defensora pública Rosana Leite, que acompanhou a visita, destacou o momento histórico que essa visita representa. “Um momento histórico, sem dúvida. São pessoas que se encontram sofridas. São pessoas que vieram buscando ajuda do nosso país. A presença da Defensoria Pública do Estado aqui é uma parceria com a Defensoria Pública da União para garantir que essas famílias tenham habitação, saúde e educação. Com a construção das casas dessas famílias nesse espaço começa realmente a história dos povos Warao em Cuiabá, com referência de um local onde eles poderão produzir, trabalhar, um local de descanso e que realmente sejam bem recebidos aqui em Mato Grosso. É o que nós buscamos”. 

O prefeito Emanuel Pinheiro disse que após a aprovação do espaço, serão feitos os tramites burocráticos para doação da área. “Agora vamos partir para a parte burocrática. Vamos fazer todos os procedimentos necessários para fazer o ato de doação da área”. 

Participaram da visita, representantes da Defensoria Pública da União (DPU), Defensoria Púbica do Estado de Mato Grosso (DPEMT), Ministério Público Estadual de Mato Grosso (MPE-MT), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Conselho Indigenista Missionário de Mato Grosso (CIMI-MT), Centro de Pastoral para Migrantes, Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), Missionários Jesuítas e membros das famílias indígenas venezuelanas da etnia Warao.