A Defensoria Pública de Mato Grosso (DPEMT) recebeu o Selo Diamante no 3° ciclo do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), chegando ao topo do ranking dos Poderes estaduais com maior índice de transparência do Estado, 97,48%, em 2024. A certificação conferida pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), avalia, por amostragem, a disponibilidade de dados ao cidadão, no Portal da Transparência de órgãos, instituições e Poderes do país.
Os resultados do ciclo de 2024 da premiação foram apresentados nesta quarta-feira (13.11) no estande da Atricon no IX Encontro Nacional dos Tribunais de Contas (ENTC), em Foz do Iguaçu (PR). Além da DPEMT, a Assembleia Legislativa, o Tribunal de Justiça, o Governo do Estado e o Tribunal de Contas do Estado também garantiram o Selo Diamante em Mato Grosso, com o índice de transparência de 96.76%, 95.90%, 95.44% e 95,19%, respectivamente.
Desde que passou a ser avaliada pela Atricon, a DPEMT ascende a cada ano no índice, saindo de 64,54% em 2022, passando por 90,40%, em 2023, e chegando em 2024 ao maior índice alcançado por um Poder Público estadual em Mato Grosso. No ano passado, o órgão atingiu o Selo Ouro, mas ficou atrás do TCE, que alcançou 95,31%.
Na avaliação deste ano a DPMT integra um grupo de 579 instituições públicas no país, e 20 em Mato Grosso, que receberão o Selo Diamante. No total, 7.370 órgãos, instituições e Poderes tiveram seus portais avaliados sob a ótica de garantir, ao cidadão, a transparência dos dados e atos da administração pública.
A Atricon avalia órgãos e instituições a partir de nove categorias de transparência sobre dados públicos: sem participação, inexistente, inicial, básico, intermediário, elevado, prata, ouro e diamante. Os que alcançam as três categorias mais altas, são premiados com o selo, em cerimônia pública. Em Mato Grosso, a Câmara Municipal de Terra Nova do Norte foi o órgão, da esfera municipal, que atingiu o maior índice de transparência, com 98.56%. Considerando a colocação individual, em todas as esferas, a Defensoria Pública ficou em sétimo lugar no ranking estadual.