Notícias

CERIMÔNIA


Defensoria Pública dará posse a 10 novos defensores e 14 servidores, dia 31 de outubro, no Zulmira Canavarros

O evento será a partir das 19h e contará com a presença de integrantes da família dos aprovados, autoridades e a população. Após a posse, os novos integrantes do órgão serão formados pela Escola Superior do órgão e então, estarão prontos a ocupar suas funções

Por Marcia Oliveira
27 de de 2023 - 14:08
Bruno Cidade Defensoria Pública dará posse a 10 novos defensores e 14 servidores, dia 31 de outubro, no Zulmira Canavarros

Posse está marcada para o dia 31 de outubro, no Zulmira Canavarros


A Defensoria Pública de Mato Grosso dará posse aos primeiros 10 defensores e 14 servidores públicos nomeados após aprovação e homologação do resultado dos certames abertos em 2022, em cerimônia com a presença de familiares, autoridades e população, na noite de terça-feira (31/10), no teatro Zulmira Canavarros, no Centro Político administrativo, às 19h. A posse marca o início efetivo do trabalho dos aprovados no cargo público.  Os 24 estão aptos a tomar posse no dia 31, mas, alguns terão posse ao longo dos próximos 60 dias.

O resultado da seleção, homologado no dia seis de outubro, era muito aguardado, tanto pelos candidatos como pela Administração Superior do órgão. Os primeiros, por conseguirem alcançar o sonho de entrar numa das carreiras jurídicas mais desejadas do país e a Administração, por, a partir de agora, colocar em prática o sonho de atender a população das localidades de Mato Grosso, onde a Defensoria Pública ainda não existe. Para completar o atendimento em 100% do Estado, o órgão precisa ser instalado em 15 comarcas.  Veja abaixo a lista dos defensores e servidores que serão empossados. Veja abaixo a lista dos aptos a tomar posse:


Para o nomeado Alison dos Santos Silva, que mora na Bahia e está entre os primeiros a tomar posse, a alegria é tamanha que ele define assim o seu estado: “a minha ficha ainda não caiu”. “Estou bem ansioso, animado e contando os dias para a minha mudança. Agora estou na correria dos exames, fazendo o levantamento de documentos e a minha beca chegou, foi a maior emoção”. Ele afirma que três pessoas de sua família presenciarão, em Cuiabá, o grande dia de sua posse.

Após a posse, os novos servidores e defensores passarão por curso de formação oferecido pela Escola Superior da Defensoria Pública de Mato Grosso e posteriormente, seguirão para atuação em suas respectivas vagas.

Oferta - Ambos os concursos ofereceram vagas imediatas e vagas em cadastro de reserva. O concurso público para defensor abriu 22 vagas, mais cadastro de reserva e o concurso para servidor 28 e mais o cadastro. As vagas imediatas para os aprovados na seleção de apoio administrativo são de nível médio e superior, estas, em várias áreas de conhecimento, tais como advogado, contador, assistente social, administrador, arquiteto, jornalista e, pela primeira vez, controlador interno. Porém, a maior parte delas é para a Coordenadoria de Tecnologia de Informação (CTI), área para a qual foram ofertadas 18 vagas de analista de sistemas. 

A defensora pública-geral, Luziane Castro, lembra que esse é o sexto concurso para o preenchimento de vagas de defensores e o segundo para a formação de quadro de servidores. E um dos focos da atual gestão é o de oferecer atendimento às pessoas que mais precisam da Instituição, que vivem em municípios e distritos distantes da estrutura de serviços públicos gratuitos. 

Sem os serviços da Defensoria Pública, muitos passam a vida na inexistência, sem acesso à cidadania e a direitos básicos. O órgão ainda não está instalado nas comarcas de Apiacás, Aripuanã, Colniza, Cotriguaçu, Jauru, Marcelândia, Matupá, Nova Monte Verde, Pedra Preta, Porto Alegre do Norte, Porto dos Gaúchos, Porto Esperidião, Querência, Rio Branco e Vila Rica. “A razão de existir da Defensoria Pública é atender casos de pessoas vulneráveis, que por falta de conhecimento, instrução, recursos financeiros vivem os problemas mais absurdos, por falta de quem os auxilie administrativa e juridicamente. Com a homologação, as nomeações e a posse no concurso, daremos início a tão sonhada expansão da Defensoria Pública para todo Mato Grosso”, disse Luziane.