A Defensoria Pública de Mato Grosso (DPMT) foi premiada na tarde da última terça-feira (7), durante evento em Brasília (DF), com o “Selo Esperança Garcia Por Uma Defensoria Antirracista” na categoria ouro. É o segundo ano consecutivo que a Instituição mato-grossense recebe a condecoração.
Em 2022, a DPMT foi a única do Centro-Oeste a receber selo ouro de combate ao racismo, durante o XV Congresso Nacional das Defensoras e Defensores Públicos, em Goiânia. No ano anterior, a DPMT ficou com o selo bronze.
Concedida pelo Conselho Nacional de Ouvidorias de Defensorias Públicas (CNODP), a condecoração, que está em sua terceira edição, premia as boas práticas antirracistas nas Defensorias Públicas de todo o Brasil.
Maria Cecília Alves da Cunha, segunda subdefensora pública-geral, e o ouvidor-geral da DPMT, Getúlio Pedroso, receberam o prêmio na capital federal em nome da Instituição.
“A conquista do Selo Esperança Garcia na categoria ouro, pela segunda vez, é um reconhecimento significativo do empenho da Defensoria Pública de Mato Grosso na luta antirracista. Isso reforça o compromisso da Instituição em combater o racismo sistêmico e promover a Justiça para todos e todas, demonstrando que está comprometida em continuar a luta por um ambiente de trabalho e Sistema de Justiça mais inclusivo e igualitário”, declarou Maria Cecília.