Notícias

SENSIBILIZAÇÃO


Defensoria Pública de MT é parceira da Caminhada Consciência Negra em Cuiabá

O evento é organizado pelo Tribunal de Justiça e integra a luta contra o racismo em Mato Grosso

Por Marcia Oliveira/Com Assessoria Esmagis-MT
16 de de 2023 - 14:36
Divulgação Defensoria Pública de MT é parceira da Caminhada Consciência Negra em Cuiabá

Evento busca sensibilizar população sobre a herança cultural positiva da população negra do país


Na próxima segunda-feira (20.11) acontece em Cuiabá, a partir das 8h, a “Caminhada Pela Consciência Negra”. O evento é organizado pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso e conta com o apoio da Defensoria Pública, via Escola Superior do órgão. O percurso terá início na Praça 8 de Abril, no Centro, e passará por duas avenidas da Capital - a João Monteiro Figueiredo, antiga Lava Pés, e Miguel Sutil -, até chegar ao Parque Mãe Bonifácia. 

Para a defensora pública-geral, Luziane Castro, o evento é uma ocasião importante para reforçar aspectos legais e comportamentais da sociedade e também, para lembrar que o racismo é um crime. "Esse é um evento pontual, para chamar a atenção e colocar em foco a temática do racismo que, infelizmente, ainda é um problema grave em nosso país. O Dia da Consciência Negra é uma data para reforçar esse alerta e lembrar que o combate é uma prática diária, pois qualquer ato nesse sentido é um crime e não podemos tolerar", disse.

A juíza que organiza o evento, Renata Evaristo do Carmo Parreira, explica que a caminhada é uma ação afirmativa importante em busca da promoção da igualdade racial, pois representa um lembrete da luta que devemos travar contra o racismo.   

“A caminhada no Dia da Consciência Negra também é uma forma de empoderamento da comunidade negra, incentivando o orgulho de sua herança, além de fortalecer a autoestima de indivíduos afrodescendentes. Em resumo, a caminhada tem como papel a promoção da igualdade racial, na conscientização sobre o racismo e a valorização da diversidade cultural, buscando uma sociedade mais justa e inclusiva”, afirma.  

O evento pretende chamar a atenção da sociedade sobre a história e a cultura afro-brasileira, estimulando a compreensão e o respeito pelas diversas culturas que compõem o Brasil. “Também é uma forma de valorizar o povo negro, que tem uma importância histórica na formação da sociedade brasileira em diversos aspectos, entre eles, o da música, da dança, da religião, da culinária e muitos outros elementos culturais”, conclui.   

Os outros parceiros da campanha são as escolas da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, a Escola dos Servidores do Tribunal de Justiça Mato Grosso, Tribunal Regional Eleitoral, Tribunal Regional do Trabalho, Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil, Polícia Militar, Polícia Civil, Associação Mato-Grossense dos Magistrados (Amam), Corpo de Bombeiros, Governo do Estado e Água Puríssima. Para participar, acesse esse link.