“A caminhada no Dia da Consciência Negra também é uma forma de empoderamento da comunidade negra, incentivando o orgulho de sua herança, além de fortalecer a autoestima de indivíduos afrodescendentes. Em resumo, a caminhada tem como papel a promoção da igualdade racial, na conscientização sobre o racismo e a valorização da diversidade cultural, buscando uma sociedade mais justa e inclusiva”, afirma.
O evento pretende chamar a atenção da sociedade sobre a história e a cultura afro-brasileira, estimulando a compreensão e o respeito pelas diversas culturas que compõem o Brasil. “Também é uma forma de valorizar o povo negro, que tem uma importância histórica na formação da sociedade brasileira em diversos aspectos, entre eles, o da música, da dança, da religião, da culinária e muitos outros elementos culturais”, conclui.
Os outros parceiros da campanha são as escolas da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, a Escola dos Servidores do Tribunal de Justiça Mato Grosso, Tribunal Regional Eleitoral, Tribunal Regional do Trabalho, Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil, Polícia Militar, Polícia Civil, Associação Mato-Grossense dos Magistrados (Amam), Corpo de Bombeiros, Governo do Estado e Água Puríssima. Para participar, acesse esse link.