Os aspectos sociológicos e psicológicos do problema, como a falta de educação financeira associada ao acesso fácil ao crédito, também foram tratados. “A exclusão social e problemas de saúde mental, como depressão e ansiedade, ficam evidentes em alguns de nossos atendimentos e a atuação integrada entre as instituições financeiras, o Estado e os órgãos de defesa do consumidor é fundamental para prevenir e tratar esses casos, de forma eficaz” reforçou.
Entre as atribuições do Nudecom apresentadas pelo defensor durante o simpósio estão:
Atendimento Especializado: Focado em consumidores juridicamente hipossuficientes e superendividados, oferecendo orientação para consumo consciente e acompanhando processos em juizados especializados.
Atuação Extrajudicial: Envolvendo audiências de conciliação com fornecedores de produtos e serviços, além da negociação direta com credores para proteger os direitos do consumidor.
Tutela dos Direitos do Consumidor: Protegendo direitos difusos, coletivos e individuais homogêneos, principalmente de consumidores em situação de vulnerabilidade.
Ao final da apresentação, Freitas apresentou uma série de dicas práticas para evitar o superendividamento, como a importância de fazer um orçamento detalhado, priorizar compras à vista, evitar financiamentos onerosos e renegociar dívidas para obter melhores condições de pagamento. Ele também sugeriu que os consumidores busquem aumentar suas rendas por meio de atividades profissionais complementares.
A apresentação no Simpósio buscou reforçar o compromisso da Defensoria Pública com a proteção dos consumidores, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade, além de destacar a promoção de um ambiente de crédito mais seguro e justo.
A Lei 14.181/21, que trata da prevenção e tratamento do superendividamento, foi mencionada como um avanço significativo na proteção dos consumidores por assegurar mecanismos para repactuação de dívidas. Para o defensor, o evento promoveu uma ampla troca de experiências e conhecimentos entre os participantes.
A abertura do Simpósio contou com a presença da presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, e representantes da Defesa do Consumidor da Ordem, da defensora pública-geral, Luziane Castro, e de representantes de outros órgãos e Poderes.