A Defensoria Pública de Mato Grosso participou do lançamento da iniciativa do Tribunal de Contas do Estado (TCE), o Programa de Sustentabilidade e Desenvolvimento de Municípios de Mato Grosso, no auditório da Escola Superior de Contas, na manhã desta quinta-feira (23.11). Com o programa, o órgão dará apoio técnico a municípios falidos ou com dificuldades de crescer, para que se viabilizem na economia, no meio ambiente, na infraestrutura e no social.
O programa irá capacitar prefeitos e vereadores para que elaborem, executem, avaliem e monitorem um plano de desenvolvimento local, com foco na qualidade de vida da população e na geração de emprego e renda. A princípio, representantes do Executivo e do Legislativo de 18 municípios foram convidados para estrearem a proposta. A participação é voluntária e será firmada por meio da assinatura de um termo de adesão.
O primeiro subdefensor público-geral, Rogério Borges Freitas, fez parte da composição da mesa de abertura da solenidade e afirmou que o apoio da Defensoria Pública, em iniciativas como essas, são fundamentais, pois o programa tem como foco a população vulnerável em recursos econômicos, educacionais, sociais, ou seja, pessoas que são o público atendido pelo órgão.
“O programa é um marco importante para a Defensoria Pública porque nosso público será diretamente afetado por essas ações. O município poderá evoluir na qualificação de mão de obra, fortalecer a educação, capacitar as pessoas mais vulneráveis e tirá-las da linha da pobreza. A proposta é trabalhar o crescimento econômico da cidade, a preservação do meio ambiente, a elevação do índice de qualidade de vida com o uso de novas tecnologias para melhorar a infraestrutura e os indicadores das cidades”, avaliou.