Após a aprovação do Projeto de Lei pela Câmara, a Defensoria Pública iniciará os trâmites junto ao Instituto Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN), uma vez que o imóvel que será reformado é tombado. Após a aprovação dos projetos de engenharia e arquitetura, a obra deverá ter início em meados de agosto de 2024, com previsão para ser concluída em um ano.
O novo Núcleo contará com uma estrutura de 2.572 m2 de área construída. Após a restauração completa do espaço, que se encontra bastante degradado, serão implementados três níveis de pavimento, sendo um estacionamento no subsolo com espaço para 25 automóveis, térreo com recepção para 92 lugares, espaço criança, banheiros com acessibilidade, sala de amamentação, gabinetes administrativos e para atendimentos, refeitório e copa. Um pavimento superior também será feito para abrigar sala de reunião e mais gabinetes para os defensores públicos.
“Cáceres precisa há muito tempo de um novo espaço. O imóvel atual é incompatível com as necessidades da Defensoria Pública, tanto para quem trabalha como para os nossos assistidos. Neste novo local, após a reforma ampla que será feita, mantendo todas as características que resultaram no tombamento desse espaço, teremos uma unidade adequada e que garanta o atendimento digno”, pontuou o secretário Executivo, Clodoaldo Queiroz.