Defensor público do Núcleo de Comodoro, por acumulação, Júlio Meirelles de Carvalho classificou a inauguração como um momento histórico para a população da região. Ele lembrou que, em determinadas ocasiões, o atendimento do órgão na cidade precisou ser realizado em sua própria casa e até em um açougue.
"Hoje a Defensoria Pública se equipara as outras instituições do sistema de Justiça. Um Núcleo como o que está sendo entregue aqui hoje se assemelha inclusive a uma instituição privada. Fico muito emocionado de ver o que esse Núcleo se tornou. Eu me considero hoje cidadão comodorense. Cheguei aqui em 2021, no período pandêmico, trabalhamos em home office, atendi no Ministério Público, na minha casa, já fiz atendimento até em um açougue. A gente se virava. Mas hoje eu vejo esse espaço maravilhoso e sinto gratidão, principalmente pelo convite para continuar a prestar o atendimento jurídico nesta Comarca", festejou o defensor.
Representando a Câmara Municipal na cerimônia, o vereador Eliano Bridi destacou o artigo 134 da Constituição Federal, que a importância da atuação da Defensoria Pública em prol dos menos favorecidos. “Nós como vereadores, temos essa obrigação de criar leis e de sermos, a partir de agora, os porta-vozes que dirão a essas pessoas que precisam desses serviços que esse lugar existe aqui para acolhê-los e protegê-los”.
Também estiveram presentes na solenidade os integrantes da Administração Superior, primeiro subdefensor-geral, Rogério Borges Freitas, o secretário Executivo, Clodoaldo Queiroz, a defensora que auxiliará na Comarca, Elisa Viana, o representante do Ministério Público, o promotor de justiça Leoni Carvalho Neto, a secretária-geral da OAB 26ª Subsessão, Elisangela da Silva, o delegado da Polícia Civil, Ricardo Sarto, além de assessores jurídicos, servidores e a população.