Notícias

DIGNIDADE


Defensoria Pública inaugura reforma e adaptações feitas no Núcleo de Rosário Oeste nesta quarta-feira (11/10)

Local foi adaptado para manter a identidade visual, conforto e dignidade dos cidadãos que precisam dos serviços do órgão na região

Por Marcia Oliveira
10 de de 2023 - 18:12
Divulgação Defensoria Pública inaugura reforma e adaptações feitas no Núcleo de Rosário Oeste nesta quarta-feira (11/10)

Amanhã, às 9h30, a defensoria pública-geral, Luziane Castro, inaugura Núcleo de Rosário Oeste


A Defensoria Pública de Mato Grosso inaugura, às 9h30 desta quarta-feira (11/10), mais um núcleo do órgão, com identidade visual padrão, climatização e ambiente adequado para receber a população local. Desta vez serão entregues as reformas, adaptações e ampliações feitas no prédio do município de Rosário Oeste, 103 km de Cuiabá, localizado na Praça Manoel Loureiro, 106, no Centro da cidade. 

O prédio comporta um gabinete, uma sala de assessoria, uma sala de atendimento, banheiros, copa, área de serviço e recepção. No local atuam dois defensores públicos, ambos por cumulação, o defensor João Paulo Dias, na área cível e a defensora Odila dos Santos, na área criminal. O Núcleo de Rosário Oeste atende à população local e do município de Jangada, dos distritos de Arruda, Bauxi e Marzagão. Ambos os municípios somam uma população de 22.879 habitantes. 

O local passou por reforma geral com remoção de parede de adobe, substituída por parede de alvenaria; regularização do contrapiso; ampliação de área, individualizando a sala dos estagiários e dos assessores; construção de fossa, sumidouro e filtro; troca de rufos, calhas e pingadeiras; troca do revestimento cerâmico para porcelanato; construção de um banheiro para o gabinete.

Ainda foram feitas a troca de toda estrutura de luminárias e cabeamentos elétricos; troca de toda estrutura e cabeamentos lógicos; troca do forro de pvc por forro de gesso (drywall); troca de louças e metais; troca de esquadrias (visores, portas e janelas); pintura interna e externa e instalação de comunicação visual interna e externa.

No Núcleo, a área cível é a que concentra a maior demanda e a principal delas são os pedidos de ações de alimentos. Já no criminal, a Defensoria Pública acompanha a situação de 17 presos.  Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a região é muito pobre em recursos materiais. Em Rosário, a média salarial é de 2,5 mínimos e a média de ocupação da população é de 9.7%. Já em Jangada, a média do salário cai para 1.8 mínimo e a ocupação cai para 8.8%. 

Para o defensor público João Paulo Dias, a nova estrutura trará mais dignidade e qualidade no acolhimento dos que precisam do órgão. “O meu sentimento é de esperança que os assistidos possam ser bem recebidos, tratados e as demandas que nos trazem, solucionadas com muita igualdade, fraternidade e bondade, dentro da Defensoria. Que possamos semear a verdadeira e genuína transformação social”, disse. 

A inauguração está marcada para o período da manhã e contará com a presença da defensora pública-geral, Luziane Castro, dos defensores, servidores, estagiários e cidadãos. Autoridades públicas locais dos três Poderes e de organizações civis também foram convidadas para participar.