Notícias

FORTALECIMENTO


Defensoria Pública participa de posse de novos juízes substitutos

Na oportunidade, a defensora pública-geral, Luziane Castro, reafirmou o compromisso e parceria com o Tribunal de Justiça para garantir acesso à Justiça a todos

Por Janaiara Soares
29 de de 2024 - 13:00
Alair Ribeiro/TJMT Defensoria Pública participa de posse de novos juízes substitutos


Uma juíza substituta e quatro juízes substitutos tomaram posse na manhã desta segunda-feira (29) e durante a cerimônia, a defensora pública-geral, Luziane Castro, pediu em sua fala que os novos magistrados atuassem de forma compromissada em todas as suas decisões, garantindo acesso à justiça a todos de forma igualitária. 

"A confiança depositada em vocês pela sociedade é um testemunho de sua integridade, competência e compromisso com os princípios da Justiça. Como defensora pública-geral enfatizo a importância da colaboração contínua da nossa instituição com o Poder Judiciário. Juntos enfrentamos um grande desafio, garantir que a justiça seja acessível a todos, especialmente aqueles que estão em situação de vulnerabilidade”, disse Luziane reafirmando a parceria da Defensoria Pública com o Tribunal de Justiça. 

A presidente Clarice Claudino lembrou de sua posse e falou sobre o fortalecimento do Primeiro Grau de Jurisdição para garantir sistema judiciário mais acessível e eficiente para todos, uma das metas de sua gestão. 

“Dia 1º de maio este Tribunal comemora 150 anos do trabalho de muitas pessoas que passaram por esta história e fazem parte dos pilares da Justiça de Mato Grosso, com a qual passa a contar agora com cinco novos tijolinhos importantes. A chegada de vocês é mais um passo para que todas as Comarcas tenham um juiz e assim possamos tornar o sistema judiciário mais eficiente”, ressaltou.

A vice-presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargadora Maria Erotides Kneip pediu em seu discurso que os novos juízes exerçam suas funções com empatia e lembrou que a justiça não conhece barreiras de gênero, etnia, religião ou qualquer outra característica distintiva. 

"Celebrem a diversidade garantindo que a justiça seja verdadeiramente acessível a todos. Não se esqueçam de que por trás de cada caso há uma história humana e precisa existir empatia e compaixão em suas decisões". 

Os novos magistrados foram aprovados no último concurso público para a carreira da magistratura do TJMT. Eles passarão por curso de formação promovido pela Escola Superior da Magistratura (Esmagis-MT) antes de iniciar os trabalhos nas comarcas que serão designados. 

Tomaram posse: Alex Ferreira Dourado, Guilherme Leite Roriz, João Zibordi Lara, Luis Otavio Tonello dos Santos e Natalia Paranzini Gorni Janene. Com a posse dos cinco novos juízes, o Poder Judiciário estadual contará com 177 juízes (163 de Direito e 14 substitutos) e 115 juízas (95 de Direito e 20 substitutas), totalizando 323 juízes e juízas na Primeira Instância.