A Defensoria Pública de Mato Grosso atendeu na manhã desta sexta-feira (19) pessoas que vivem em situação de rua e que tiveram a oportunidade de regularizar a situação eleitoral. A ação é uma iniciativa do Mutirão Pop Rua Jud e contou com a parceria de várias entidades, entre elas o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) e aconteceu na manhã desta sexta-feira (19) no Palácio da Instrução.
A defensora pública, Rosana Monteiro, frisa que o mutirão Pop Rua Jud é de extrema importância e a ação garante a participação de todos no processo democrático. A Defensoria Pública trabalhou na emissão da segunda via da certidão de nascimento para que os assistidos pudessem regularizar o título eleitoral.
“Esta ação é a materialização da cidadania, da democracia, da inclusão e do acesso à justiça para pessoas em situação de rua. A Defensoria Pública tem trabalhado há muitos anos no auxílio a essas pessoas e sabemos o quanto é importante que elas também possam participar do processo democrático”, disse Rosana.
Gilson José de Almeida, de 62 anos que nasceu na Bahia, teve os documentos roubados e esteve no mutirão em busca de regularizar sua situação. “Fui roubado na rodoviária há duas semanas e levaram todos meus documentos, agora vou poder colocar tudo em ordem”, disse o assistido.
Laurindo de Camargo também esteve no mutirão e disse que agora com o título de eleitor poderá participar das eleições. “Agora vamos esperar o período eleitoral e aí é só escolher o candidato, porque os documentos estão certos”.
Além dos serviços de regularização de documentação, foram oferecidos o banho e cabide solidários, lanche e almoço, apresentação musical da banda do Exército e distribuição de água mineral. Participaram da ação a Secretaria de Estado e Assistência Social e Cidadania (Setasc), Secretaria Municipal de Assistência Social Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência (SADHP), TJMT, ARPEN, Secretarias Municipal e Estadual de Cultura, Esporte e Lazer, 13ª Brigada do Exército, Instituto Mario Cardi Filho e Águas Cuiabá.