A Defensoria Pública de Mato Grosso ampliou seu atendimento para uma população de cerca de 120 mil novos habitantes, a partir do dia 27 de novembro, com a instalação de sete novas comarcas no Estado. Com a medida, o órgão estende sua presença para 87% das 79 comarcas de Mato Grosso e chega até a população de Matupá, Apiacás, Nova Monte Verde, Jauru, Porto Esperidião, Marcelândia, Rio Branco e de 15 municípios e distritos ligados a elas.
A princípio, o atendimento nessas localidades será remoto pelo telefone: (65) 9963 4454. A defensora pública-geral, Luziane Castro, lembra que a nova expansão só foi possível com a posse dos 10 novos defensores públicos, no último dia 31 de outubro, o que garante, não só o atendimento inédito em locais distantes e carentes da presença do Estado, mas, também o reforço da estrutura de outras comarcas.
Ela lembra que até o início de 2024, com a posse dos outros 10 defensores aprovados no VI concurso público do órgão, a Defensoria Pública chegará a 100% das comarcas. Luziane explica que a escolha das comarcas que foram contempladas agora foi feita por meio do número de processos existentes no local, pelo Índice de Desenvolvimento Social (IDH) da população e também, por meio da escolha dos aprovados no concurso, nas primeiras vagas.