A defensora Pública-geral, Luziane Castro, que fez atendimentos durante a 17ª edição do projeto Ribeirinho Cidadão, afirma que enfrentar as condições difíceis de acesso às comunidades ribeirinhas é uma maneira de garantir os serviços públicos para a população que não consegue se deslocar até as cidades.
“Além de cumprir a nossa missão, estamos atendendo à população nesse momento que ela mais precisa. É em períodos como esse, de chuva e atoleiro, quando as estradas ficam intransitáveis e eles têm dificuldades de ter acesso ao serviço público, é aí que a Defensoria Pública, o Tribunal de Justiça e todos os parceiros estão aqui para atendê-los”, explica Luziane.
A primeira etapa do Ribeirinho Cidadão foi iniciada no dia 10 de abril na comunidade de Estirão Cumprido, na localidade os voluntários ficaram dois dias. Logo depois, a caravana seguiu para São Pedro de Joselândia e por mais dois dias os moradores da região receberam atendimentos jurídicos, médicos, oftalmológicos, regularização de documentos, além das palestras educativas sobre trânsito, direitos das mulheres e meio ambiente. As duas comunidades fazem parte do município de Barão de Melgaço.
“É lindo de ver os sorrisos e a possibilidade que temos de atender efetivamente as necessidades dessas pessoas, é o que faz com que essa equipe atenda todo mundo, mesmo com a dificuldade de acesso, todos os colaboradores estão aqui todos os dias, atendendo, acolhendo e dando o melhor de si”, ressalta a defensora.