Notícias

INTERCÂMBIO


DPEMT apresenta trabalhos de mediação com familiares de pacientes de hospital psiquiátrico durante evento nacional

O Colóquio teve o objetivo de promover o intercâmbio entre defensoras e defensores públicos de todo o país e reforçar a importância da atuação extrajudicial

Por Djhuliana Mundel
08 de de 2024 - 14:00
Foto: Eduardo Ferreira/DPE-GO DPEMT apresenta trabalhos de mediação com familiares de pacientes de hospital psiquiátrico durante evento nacional


A Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT) participou, na sexta-feira (04), do 1° Colóquio Métodos Consensuais de Tratamentos de Conflitos na Defensoria Pública, em Goiânia (GO).  

O colóquio foi realizado pela Comissão de Métodos Consensuais de Tratamento de Conflitos (CMCTC) do Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege), em conjunto com a Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO), por meio do seu Núcleo Especializado em Atuação Extrajudicial (NAE) e da sua Escola Superior (ESDP). O encontro foi aberto na quinta-feira (03) e encerrou nesta sexta, com apresentação de práticas exitosas na conciliação e mediação para solução extrajudicial de conflitos. 

A defensora pública e coordenadora do Núcleo de Mediação, Elianeth Nazário, participou do Painel “Desafios e Práticas Inovadoras na Autocomposição pelas Defensorias Públicas" e apresentou os trabalhos de mediação realizados com familiares de pacientes do Hospital Psiquiátrico Adauto Botelho.  

“Fomos com o objetivo de apresentar nosso trabalho com as famílias dos pacientes do CIAPS Adauto Botelho desenvolvido através da nossa ATAI que buscou a Rede e com ela criou procedimentos e práticas até então não utilizadas. Foi um trabalho inédito, complexo, que para ser desenvolvido precisa obrigatoriamente da participação da Rede Pública de Saúde. A troca de experiências e saberes é muito importante para visualizarmos como progredimos e ainda podemos ofertar aos assistidos”, finalizou. 

O 1° Colóquio Métodos Consensuais de Tratamentos de Conflitos na Defensoria Pública contou com programação diversificada, incluindo palestras, apresentações de painéis temáticos e debates sobre as melhores práticas em matéria de consensualidade. O objetivo foi promover o intercâmbio entre defensoras e defensores públicos de todo o país e reforçar a importância da atuação extrajudicial, por meio da mediação, conciliação, justiça restaurativa e demais técnicas de tratamento de conflitos, sobretudo em soluções propostas pelas próprias partes envolvidas. 

No evento, também estiveram presentes, defensoras e defensores públicos dos estados de Goiânia, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe, São Paulo, Rio de Janeiro, Amazonas, Tocantins, Rondônia, Paraná, Mato Grosso do Sul e do Distrito Federal.