Notícias

AMBULATÓRIO HEND SANTANA


DPEMT celebra inauguração de Ambulatório Trans após luta pelo projeto

Desde novembro de 2022 a Defensoria Pública tem monitorado a finalização da obra e o início dos atendimentos

Por Djhuliana Mundel
26 de de 2024 - 17:56
DPEMT celebra inauguração de Ambulatório Trans após luta pelo projeto


Foi inaugurado, na última sexta-feira (23), o primeiro Ambulatório de Atenção à Transexualidade do Centro de Referência de Média e Alta Complexidade do estado (CERMAC), localizado em Cuiabá. Um marco histórico foi alcançado com a inauguração desse espaço dedicado à saúde e ao acolhimento da comunidade LGBTQIAPN+. Esta conquista é resultado de uma atuação ativa da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT) para garantir que esse projeto se tornasse uma realidade, promovendo dignidade e acesso à saúde para essa população. 

Desde novembro de 2022 a Defensoria Pública tem monitorado a finalização da obra e o início dos atendimentos. A defensora pública Rosana Leite explicou que ainda nesta semana haverá uma reunião para falar sobre o funcionamento do espaço. “Essa é uma luta de muito tempo da DPEMT. Dia 29 faremos uma reunião para conversar com representantes do Cermac e da SES para sabermos quanto ao fluxo de atendimento, como será esse atendimento pelo ambulatório. Isso é muito importante porque queremos saber quanto aos profissionais, quantas pessoas que irão atuar para que o atendimento seja de fato como buscamos há tanto tempo”.  

O projeto do primeiro Ambulatório Trans do estado atende a uma reivindicação antiga da comunidade LGBTQIAPN+. Segundo o Governo do Estado, o local ofertará atendimento multidisciplinar e será referência em atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para todo Mato Grosso. Na unidade, estarão disponíveis profissionais de diversas áreas, como enfermeiro, psicólogo, assistente social, além de médico clínico geral, endocrinologista e urologista.  


O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, juntamente com a primeira-dama, Virginia Mendes, acataram a solicitação feita pela defensora pública de Mato Grosso, Rosana Leite, de colocar o nome do ambulatório de Hend Santana, em homenagem à artista transexual que faleceu em 2022.  

“Fizemos um pedido especial para a primeira-dama que nós déssemos para esse ambulatório o nome de uma grande amiga, que é Hend Santana, multiartista que fez muito pela cultura de Mato Grosso e que infelizmente foi embora precocemente”, disse a defensora, que teve o seu pedido aceito. 

A secretária adjunta de unidades especializadas da SES, Caroline Dobes, explica a integralidade do serviço. “Aqui o paciente terá acesso ao serviço de hormônio terapia, vai ser acolhido com tratamento psiquiátrico, psicológico, clínico e vai ser encaminhado dentro de cada necessidade – ou para uma cirurgia ou para outros tipos de serviços que a rede ofereça. O ambulatório vai ser um lugar em que pessoas trans vão ser acolhidas e atendidas nas suas necessidades”, concluiu. 

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), foram investidos aproximadamente R$ 5 milhões na implantação do ambulatório e o Governo Federal repassará R$ 10 mil para a manutenção mensal da unidade, que deve atender cerca de 550 usuários com acolhimento digno e respeitoso, combatendo o preconceito institucional, garantindo a integralidade e o tratamento público da população trans.