O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, juntamente com a primeira-dama, Virginia Mendes, acataram a solicitação feita pela defensora pública de Mato Grosso, Rosana Leite, de colocar o nome do ambulatório de Hend Santana, em homenagem à artista transexual que faleceu em 2022.
“Fizemos um pedido especial para a primeira-dama que nós déssemos para esse ambulatório o nome de uma grande amiga, que é Hend Santana, multiartista que fez muito pela cultura de Mato Grosso e que infelizmente foi embora precocemente”, disse a defensora, que teve o seu pedido aceito.
A secretária adjunta de unidades especializadas da SES, Caroline Dobes, explica a integralidade do serviço. “Aqui o paciente terá acesso ao serviço de hormônio terapia, vai ser acolhido com tratamento psiquiátrico, psicológico, clínico e vai ser encaminhado dentro de cada necessidade – ou para uma cirurgia ou para outros tipos de serviços que a rede ofereça. O ambulatório vai ser um lugar em que pessoas trans vão ser acolhidas e atendidas nas suas necessidades”, concluiu.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), foram investidos aproximadamente R$ 5 milhões na implantação do ambulatório e o Governo Federal repassará R$ 10 mil para a manutenção mensal da unidade, que deve atender cerca de 550 usuários com acolhimento digno e respeitoso, combatendo o preconceito institucional, garantindo a integralidade e o tratamento público da população trans.