Amarildo do Prado e Lucas da Silva Paula tiveram uma grata surpresa ao procurarem a Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT) durante mutirão realizado no Centro Pop, em Cuiabá, na manhã desta quarta-feira (31). Os dois são pessoas em situação de rua, e descobriram que já tinham progredido de pena para regime aberto e poderiam retirar as tornozeleiras eletrônicas.
“Já tinham sido progredidos, mas não tinha sido intimados. Às vezes até pela dificuldade de contato, por estar em situação de rua. Então o mutirão foi sensacional, pois entregamos a decisão judicial e orientamos a ligar na central de monitoramento para a retirada da tornozeleira”, explicou o defensor público Maicon Vendruscolo, que participou do mutirão e atendeu Amarildo e Lucas.
O evento foi realizado pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência. Neste mutirão foram ofertados serviços de saúde, como testagens rápidas, vacinas, encaminhamentos médicos, e atendimentos socioassistenciais, como o Cadastro Único (CadÚnico) e o Cabide Solidário, além da atuação da DPEMT.
A Defensoria participou por meio do Grupo de Atuação Estratégica em Defesa da População de Rua (Gaedic/Pop Rua). Segundo a coordenadora do Gaedic, a defensora pública Rosana Monteiro, a ação visa a superação da situação de rua. “Nós estamos nesse esforço de garantia de justiça e direitos das pessoas em situação de rua”, afirmou.