Na ocasião, depois de receberem figurativamente dos cidadãos a legitimidade para atuar, os novos profissionais realizarão atendimentos jurídicos gratuitos para toda a população presente. As atividades seguirão até às 17h.
Esta será a segunda Posse Popular organizada pelo Defensoria Pública de Mato Grosso. O evento tem a intenção de afirmar o compromisso desses profissionais e da Instituição com a população vulnerável do Estado, com a defesa de seus direitos, com a promoção da cidadania, dos direitos humanos, da diversidade e da liberdade, tanto individual quanto coletiva.
A primeira Posse Popular foi realizada em 2019, no Beco do Candeeiro, Centro antigo de Cuiabá. Naquele evento, quatro novos defensores públicos tomaram posse e firmaram o compromisso de fazer a defesa da população mais carente de Mato Grosso.
“Essa é uma oportunidade para nos aproximarmos da população, para que o cidadão conheça os nossos novos integrantes e para que os defensores vejam o que o nosso público vive, que tipo de problemas eles enfrentam, como é a realidade do povo, suas demandas e problemas”, concluiu Luziane Castro.
A defensora-geral reforça que, para 2024, o foco da gestão será a estruturação de espaços físicos nos locais onde o órgão vai inaugurar atendimentos.
“Apresentamos ao Governo do Estado o modelo que chamamos de Eco Núcleos, que são estruturas tipo containers, sustentáveis, que contam com energia solar, aproveitamento de água e cuja estimativa de entrega, após licitação, é de três meses. É a produção de um local de trabalho mais rápida e mais barata que a de alvenaria, para que possamos ter, em tempo hábil, as portas efetivamente abertas à população. Esse será o nosso principal foco no próximo ano”, concluiu.