Na última quarta-feira (31), a Escola Superior da Defensoria Pública de Mato Grosso (Esdep-MT), em parceria com o Núcleo Cível da Capital, iniciou uma campanha de arrecadação de livros, cadernos ou outros materiais didáticos, usados, que podem ser doados até o dia 9 de fevereiro no edifício Pantanal Business, na avenida Historiador Rubens de Mendonça (av. do CPA), em Cuiabá.
“Na maior parte das vezes, esses livros não terão mais utilidade. Pensando nisso, tiveram a iniciativa dessa campanha. A ideia é fazer com que esses livros voltem a ser aproveitados e cheguem àquelas pessoas mais vulneráveis, deixando de ser lixo e se tornando matéria-prima reutilizáveis”, afirmou a defensora Fernanda Maria Cícero de Sá França, coordenadora do Núcleo Cível e do setor de Acolhimento.
Os livros arrecadados serão entregues a Cidinha Nascimento, presidente da Associação de Catadores de Material Reciclável e Reutilizável de Mato Grosso Sustentável (Asmats), e serão destinados à reciclagem.
“Reciclar significa poupar o meio ambiente, com a economia de energia e recursos naturais, trazendo de volta ao ciclo produtivo o que é descartado, gerando a economia circular. Com isso, conscientizamos a comunidade e, principalmente, a sociedade, para que comecem a pensar no lixo que estão produzindo e, com isso, reavaliem a possibilidade de reaproveitamento e destinação correta dos livros didáticos”, ressaltou a defensora.