Portador de dupla cidadania, brasileira e italiana, o idoso Gutierrez Fernandes, 102 anos, foi combatente na 2ª Guerra Mundial e há 33 anos vive sem documentos e em albergues do Brasil. Ele foi um dos atendidos e beneficiados na 1ª edição do Mutirão Pop Rua Jud/MT, promovido pela Defensoria Pública de Mato Grosso (DPMT) e órgãos parceiros, em Cuiabá, na última quinta-feira (7.12).
O defensor público que atua no Núcleo da Defesa do Consumidor de Cuiabá e que integra o grupo de defensores que trabalharam no Mutirão, João Paulo Dias contou que o atendimento do ex-combatente foi difícil, mas muito recompensador. “Com a Certidão e o RG em mãos, ele pretende buscar por sua família italiana com auxílio do Consulado, já que no Brasil ele conta que não tem família e nem parentes”.
A dupla cidadania Fernandes teria conseguido porque o pai era italiano, mas a mãe brasileira. Depois da guerra, ele teria buscado o Brasil para “recomeçar sua vida”.
“Ele nos contou que o primeiro estado onde morou foi o Amapá, depois foi para Mato Grosso do Sul e, há três anos, ele vive em Cuiabá, com ajuda do Exército e da Assistência Social. Foi aqui no Brasil que ele conseguiu se aposentar, inclusive, como ex-combatente”, informou Dias.