Na quinta-feira (7.12) a Defensoria Pública de Mato Grosso (DPMT) realiza o “1º Mutirão Pop Rua”, que atenderá as pessoas em situação de rua com a oferta de serviços de 31 parceiros, das 8h às 16h, na Praça da República, em Cuiabá. O evento segue a proposta da Política Nacional Judicial de atenção à Pessoa em Situação de Rua e, na ocasião, a Defensoria Pública fará atendimentos jurídicos e administrativos, nas áreas cível, criminal e de execução penal.
Entre os parceiros, estão órgãos como a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) que fará a emissão de Carteira de Identidade gratuitas, após emissão de declaração de hipossuficiência pela DPMT; o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) que fará perícias médicas para concessão de benefício previdenciário e assistencial; atendimentos médicos especializados em ginecologia, oftalmologia, ortopedia, saúde mental; atendimento da Polícia Federal para regularização migratória de estrangeiro e outros.
A informação é da defensora pública que integra o Grupo de Atuação Estratégica em Defesa da População de Rua (Gaedic/Pop Rua) e uma das organizadoras do evento, Rosana Monteiro. Ela explica que dez defensores e 11 servidores públicos da DPMT trabalharão no mutirão e que a expectativa é receber cerca de 600 pessoas em situação de rua.
“Vai ter muita coisa nesse mutirão, ele é completo. Lá estarão a Caixa Econômica, a Receita Federal e outros órgãos para emissão de Carteira de Trabalho, CPF, Atestado de Reservista, Título de Eleitor. Os cartórios estarão expedindo Certidão de Nascimento e audiências previdenciárias federais serão feitas no local. Terá muita coisa e esses atendimentos serão exclusivos para pessoas em situação de rua”, explicou.
Além dos parceiros já citados, auxiliarão no mutirão a Assembleia Legislativa de Mato Grosso, o Poder Judiciário, a Defensoria Pública da União, a Univag, a empresa Águas Cuiabá, o Exército Brasileiro e outros.