Notícias

UNIÃO DE ESFORÇOS


"Inteligência de estado é uma das medidas mais eficazes de enfrentamento ao tráfico de pessoas", defende 1º subdefensor público-Geral em abertura de Simpósio

O III Simpósio Regional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas reunirá profissionais de diversas aéreas de atuação dos municípios de Mato Grosso e convidados de Mato Grosso do Sul, Goiás e DF

Por Isabela Mercuri
22 de de 2024 - 14:30
Andreia Guarezi


O primeiro subdefensor público-Geral Rogério Borges de Freitas defendeu o uso da inteligência de estado como medida eficaz no enfrentamento ao tráfico de pessoas, durante a abertura do III Simpósio sobre o tema, que aconteceu na manhã desta segunda-feira (22), no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá.  

“Temos um ponto que me parece fundamental no combate a esse tema, a atividade de inteligência de estado pra mim é a forma mais eficaz de se combater esse crime. É você ter noção, conhecimento de dados prévios e se antecipar ao evento. A produção de conhecimento é fundamental. O desenvolvimento da atividade de inteligência de estado é fundamental. E nós fomos aqui na Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso a primeira defensoria do Brasil a ter uma unidade de inteligência”, afirmou Rogério, durante seu discurso na abertura.  

O simpósio é realizado por meio do Comitê Estadual de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. As atividades começaram nesta segunda-feira (22) e seguem até quarta-feira (24). Durante os três dias, serão apresentados o panorama do enfrentamento ao tráfico de pessoas e suas modalidades, a atuação dos órgãos de defesa, além de dinâmicas e exposições.  

A defensora pública Tânia Regina de Matos, coordenadora do Núcleo da Segunda Instância Criminal, também participou do evento e afirmou que a presença da DPEMT é fundamental. “Nós temos que estar nesses espaços participando, debatendo, contribuindo, e fazendo o enfrentamento onde estivermos. Liberdade não se compra, dignidade não se vende. Denuncie o tráfico de pessoas”. 

Roberta de Arruda Chica, coordenadora do Comitê de Enfrentamento e Prevenção ao Tráfico de Pessoas de Mato Grosso, exaltou a participação da Defensoria Pública e explicou que o objetivo do evento é mostrar para a sociedade que este crime existe, e trazer para a sociedade e toda rede de sistema de garantias como aportar, como absorver e o que fazer numa situação de crime de tráfico de pessoas. 

O III Simpósio Regional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas reunirá profissionais de diversas aéreas de atuação dos municípios de Mato Grosso e convidados de Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal, com a finalidade discutir e aperfeiçoar as estratégias para identificar, acolher, atender e acompanhar vítimas de tráfico de pessoas e suas diversas modalidades. 

Confira a programação completa do evento AQUI.