Notícias

EXPANSÃO


Jornalista Érika Oliveira assume Diretoria de Comunicação da Defensoria Pública de Mato Grosso

Formada pela UFMT, Érika tem experiência em redação de sites e assessorias de imprensa, entre elas a Secretaria de Comunicação do Governo do Estado

Por Marcia Oliveira
30 de de 2023 - 14:16
Bruno Cidade Jornalista Érika Oliveira assume Diretoria de Comunicação da Defensoria Pública de Mato Grosso

Comunicação da DPMT agora é uma diretoria e tem jornalista Érika Oliveira na chefia


A jornalista Érika Oliveira Gonçalves, 29, assumiu a recém-criada Diretoria de Imprensa e Comunicação Institucional (Dicom) da Defensoria Pública de Mato Grosso, nesta segunda-feira (30.10). A nomeação da primeira chefe da Comunicação do órgão foi publicada no Diário Oficial de sexta-feira (27.10), data em que participou de reunião com a Administração Superior da Instituição e foi apresentada internamente para diretores, coordenadores e gerentes de outras áreas. 

Formada em comunicação social pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Érika Oliveira já atuou em redação de sites e em assessorias de imprensa, desde que se formou. Natural de Brejo Santo (CE), ela reside com a família no Estado desde 2001. Em 2011, veio estudar em Cuiabá, onde se graduou, depois passou por especializações nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. De volta à Mato Grosso, a jornalista fez parte da equipe da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), do atual governador Mauro Mendes. 

“Trabalho há uns bons anos entre assessorias e redações, minha última experiência em assessoria de imprensa - e destaco como a mais importante até aqui, por contribuir com o novo formato que hoje é tido como referência no Estado - foi na Secom do Governo de Mato Grosso. Nos últimos anos estive na editoria de política do site Olhar Direto e, já há algum tempo, mantinha o desejo de voltar para a assessoria. Mas, ansiava que fosse para algum trabalho que tivesse um propósito, para além da oportunidade profissional”, destacou. 

A diretora de Comunicação avalia que a vaga na Defensoria Pública é, “sem dúvida, o caso”. “Estou muito animada, honrada pela confiança e feliz por estrear nessa função, uma vez que essa estrutura de comunicação ainda não existia. Espero somar com os servidores que já trabalhavam a comunicação do órgão e que nosso trabalho possa dar voz e transparência aos serviços e ações da DPMT. E que possamos iniciar uma trajetória de desmistificação de alguns dos estereótipos que, infelizmente, ainda fazem parte do senso comum sobre a Defensoria Pública”, concluiu.

Na Dicom, Érika vai comandar uma equipe composta pelos jornalistas Alexandre Guimarães e Marcia Oliveira, e pelos publicitários Amarilis França, Bárbara Argôlo e Bruno Cidade. Amarílis conta com o apoio de duas estagiárias, Ahim Militão e Damaris da Costa, para gerenciar as Mídias Sociais do órgão e Bruno Cidade atua na criação, diagramação de revistas e produtos de comunicação (agendas, relatórios, cartilhas, campanhas), identidade visual, fotografia, gestão de contratos e outros, com apoio da Bárbara.

A defensora pública-geral, Luziane Castro, afirma que a Comunicação tem sido uma área de atenção da Defensoria Pública, que é estratégica para que todas as entregas e investimentos feitos pelo órgão, diariamente, possam ser melhor conhecidos pelo cidadão. Agora, com a Diretoria, a área terá melhor estrutura, será mais segmentada, organizada e conduzida por alguém com visão do setor público e do privado, com vontade de transformação.  


“A gente precisa saber como apresentar a infinidade de entregas que temos feito para a população, até mesmo como uma forma de garantir a transparência e a prestação de contas sobre como e onde aplicamos todos os investimentos que temos feito na Instituição. Fizemos uma série de entrevistas e escolhemos a Érika, que apresenta um perfil arrojado, que busca a transformação e melhoria dos trabalhos feito pela Assessoria de Comunicação, agora, na Diretoria, área criada e estruturada para melhorar a nossa apresentação tanto interna, quanto para o cidadão”.