Notícias


Jovem com leucemia consegue regularizar documentação e continuar tratamento hospitalar em Cuiabá

A jovem não possuía nenhum documento de identificação

Por Barbara Argôlo
20 de de 2023 - 18:49
Barbara Argôlo Jovem com leucemia consegue regularizar documentação e continuar tratamento hospitalar em Cuiabá


Thais Lima Lins de 18 anos residente na zona rural da cidade de Colniza, contou hoje, 19, com o atendimento no mutirão Defensoria Até Você. Uma parceira entre a Defensoria Pública e o poder judiciário resultou na homologação do divórcio da jovem que estava impedida de fazer seu documento de identidade por ainda estar com vínculo matrimonial. 

Thais conta que ficou sabendo do mutirão através da rádio local e que viu ali uma oportunidade de regularizar a sua documentação. “Eu precisava fazer meu divórcio porque fiquei sem nenhum documento depois que me separei do meu ex-marido”, declarou. 

A jovem não havia feito seu documento de identidade e ao se separar, há pouco mais de 11 meses, se viu sem a única documentação que possuía, a certidão de casamento. “Eu preciso viajar pra Cuiabá a cada três meses para fazer meu tratamento de leucemia, e sem a documentação eu não consigo e isso prejudica minha saúde”.

A Defensoria Pública atuou em audiência, representando a jovem e deliberando sobre os termos do divórcio consensual. Fabio Barbosa, defensor público que acompanhou Thais na audiência ressalta que “mais uma vez essa ação referente a Thais demonstra a importância que o mutirão foi na vida das pessoas, numa comarca onde não existe defensoria pública”.

Fábio destaca ainda a parceira da Defensoria Pública e do Poder Judiciário.

“Essa parceria gerou celeridade, no sentido de nós ajuizarmos ou realizarmos a audiência e, na sequência, imediatamente, o magistrado já proferir a sentença, já homologar o acordo e ela vai poder sair ali na mesma hora com a sentença em mãos. Então é uma alegria, é uma felicidade que a gente acaba compartilhando, sentindo juntamente com essas pessoas.“

Com a homologação da sentença, a jovem foi orientada a procurar o cartório da cidade de Colniza para retirar sua certidão de casamento com a averbação do divórcio e, posteriormente, procurar a receita federal para dar seguimento na solicitação da primeira via do seu documento de identidade.  

São parceiros do mutirão em Colniza: Poder Judiciário (TJMT), Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Prefeitura Municipal de Colniza, Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Receita Federal, Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), CRAS, INSS, Cartório do 2º ofício, entre outros.