Defensorias em ação
Safira Vanessa, Defensora Pública que participou da etapa em Luciara, Mato Grosso, destacou a importância do acesso à justiça para comunidades distantes. "Considerando a distância das pessoas dos centros urbanos, a chegada das Defensorias Públicas de Goiás, Mato Grosso e Tocantins às aldeias, junto com a Defensoria da União, é essencial. Promover o acesso à justiça é muito especial para estas comunidades. Além disso, o intercâmbio cultural é uma experiência gratificante para todos os colegas que participaram."
A Defensora Pública Letícia Amorim, de Tocantins, enfatizou a importância do projeto para os defensores públicos. "É extremamente importante e gratificante participar deste projeto. Sair do gabinete para atender a população é essencial. Aqueles que são atendidos pelas Defensorias já saem com sua demanda resolvida no próprio projeto."
Tairo Esperança, Defensor Público de Goiás, reforçou o papel do projeto na promoção da cidadania. "Esse projeto tem a ver com a promoção de cidadania, trazendo os serviços da Defensoria Pública dos três estados, da União, do INSS e da Receita Federal. A barreira física que essas aldeias enfrentam para acessar esses serviços foi quebrada, permitindo que o poder público ofereça diretamente à comunidade."