O presidente do Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege), Oleno Inácio, ressaltou que hoje são mais de 6.700 defensores públicos estaduais e que, somando os defensores públicos federais, esse quantitativo sobe para 7.300. Esse efetivo, conforme ele, garante atendimento na base da pirâmide, que é a população mais pobre.
O Ministro se mostrou receptivo às demandas da Defensoria Pública, que apresentou alguns trabalhos já realizados e reconhecendo a importância da instituição, afirmou que irá incluir o órgão em alguns fóruns de discussão, o que colocará as Defensorias nos debates que forem de interesse.
“É muito importante para toda a instituição no país e vai render frutos significativos, não só com essa proposta do plano, mas algumas ações concretas que já foram iniciadas e que devem dar um bom encaminhamento nos próximos meses”, concluiu Luziane Castro.
A reunião contou com a presença de membros da diretoria do Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege), Oleno Inácio, Luziane Castro, Patrícia Cardoso e Florisvaldo Antonio Fiorentino. Do Secretário-executivo adjunto do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Marivaldo Pereira, da secretária de Acesso à Justiça, Sheila de Carvalho, do defensor público-geral Federal, Leonardo Cardoso de Magalhães, além de representantes da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP).