Apesar da inauguração ter ocorrido esta semana, o atendimento presencial na unidade teve início em setembro. Além dos moradores do município, são atendidos pelo Núcleo de Itaúba os munícipes de Nova Santa Helena (600km de Cuiabá). “Para mim e acredito que para boa parte da Defensoria a importância do núcleo físico é o atendimento humanizado e que não considera as pessoas apenas como números de processos, como casos que devem ser levados adiante e sim como pessoas reais, com problemas reais que precisam desse atendimento de ser humano para ser humano e apenas com o núcleo presencial, com o atendimento físico, que isso é possível de ser feito. E vai ser importante para a população de Itaúba essa inauguração, esse novo núcleo, esse atendimento presencial, essa estrutura física com tudo novinho, com o atendimento. Tudo isso é muito importante. A população sabe que a Defensoria está aqui, literalmente de portas abertas, pronta para atender”, contou a defensora pública do Núcleo de Itaúba, Taís Stradiotto Papa.
Outro núcleo inaugurado esta semana foi o de Sinop (481 km de Cuiabá). O prédio está localizado no setor comercial da cidade, na Praça dos Três Poderes, 210. A reforma do local começou há um ano e meio e, além de ampliar, reformar e padronizar o local com identidade visual do órgão, unificou os núcleos cível e criminal, que até então, funcionavam em prédios diferentes. Agora, a população poderá ter os serviços oferecidos pelo órgão em um único lugar.
O coordenador do Núcleo Cível, Leandro Torrano, afirma que de 2023 para cá o número de atendimentos cresce de forma expressiva. No segundo semestre de 2023, foram atendidas 14.924 pessoas. No primeiro semestre de 2024, o número subiu para 18.478 e no segundo semestre de 2024, até o momento, o número chega a 20.962 atendimentos.
“A nova estrutura, a reforma é um sonho concretizado. Há muito tempo que os defensores que atuam aqui buscavam a unificação da área cível e criminal. A principal melhoria foi essa, pois facilita sobremaneira o acesso do cidadão aos serviços do órgão. Além disso, o Núcleo ficou extremamente humanizado, com recepção acolhedora, ampla e para nós, que trabalhamos aqui, melhorou muito também. Temos sala de reunião, auditório, sala de apoio para quem não tem recurso participar de audiências virtuais, o local, está completo”, avaliou Torrano.