Notícias

NOVAS ESTRUTURAS


Moradores de Itaúba, Sinop e Nova Ubiratã contam com novos núcleos da Defensoria Pública

Os três novos núcleos são responsáveis por atender a uma população estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 232.579 habitantes.

Por Djhuliana Mundel
13 de de 2024 - 14:21
Fotos: Barbara Argôlo Moradores de Itaúba, Sinop e Nova Ubiratã contam com novos núcleos da Defensoria Pública


A Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso inaugurou, esta semana, três núcleos do órgão na região norte de Mato Grosso. Os núcleos de Sinop, Itaúba e Nova Ubiratã são responsáveis por atender a uma população estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 232.579 habitantes.  

O novo Núcleo de Itaúba (580km de Cuiabá) está localizado na avenida Aeroporto, n.º 13, bairro Sol Nascente. O prédio é locado e foi reformado para ser padronizado, tem capacidade para receber 34 pessoas na recepção, uma sala para um defensor público, uma para o assessor jurídico, uma cozinha e um banheiro, numa área construída de 97,50 metros quadrados.   

“É um passo importante da Defensoria Pública, mais uma instalação, mais uma entrega para a população. A gente vem ao longo desses dois últimos anos pensando e estruturando a Defensoria Pública para que ela pudesse crescer cada vez mais, atender a população de todo o estado, mas mais do que isso, não só atender, efetivamente ter instalações físicas dignas para esse acolhimento à população. Então é com muita alegria que a gente faz mais essa entrega dentro do nosso Projeto Pintando Mato Grosso de Verde. Mais uma instalação, mais um espaço físico adequado para o acolhimento da população vulnerável aqui de Itaúba”, comemorou a defensora pública-geral, Luziane Castro.

Apesar da inauguração ter ocorrido esta semana, o atendimento presencial na unidade teve início em setembro. Além dos moradores do município, são atendidos pelo Núcleo de Itaúba os munícipes de Nova Santa Helena (600km de Cuiabá). “Para mim e acredito que para boa parte da Defensoria a importância do núcleo físico é o atendimento humanizado e que não considera as pessoas apenas como números de processos, como casos que devem ser levados adiante e sim como pessoas reais, com problemas reais que precisam desse atendimento de ser humano para ser humano e apenas com o núcleo presencial, com o atendimento físico, que isso é possível de ser feito. E vai ser importante para a população de Itaúba essa inauguração, esse novo núcleo, esse atendimento presencial, essa estrutura física com tudo novinho, com o atendimento. Tudo isso é muito importante. A população sabe que a Defensoria está aqui, literalmente de portas abertas, pronta para atender”, contou a defensora pública do Núcleo de Itaúba, Taís Stradiotto Papa.

Outro núcleo inaugurado esta semana foi o de Sinop (481 km de Cuiabá). O prédio está localizado no setor comercial da cidade, na Praça dos Três Poderes, 210. A reforma do local começou há um ano e meio e, além de ampliar, reformar e padronizar o local com identidade visual do órgão, unificou os núcleos cível e criminal, que até então, funcionavam em prédios diferentes. Agora, a população poderá ter os serviços oferecidos pelo órgão em um único lugar.  

O coordenador do Núcleo Cível, Leandro Torrano, afirma que de 2023 para cá o número de atendimentos cresce de forma expressiva. No segundo semestre de 2023, foram atendidas 14.924 pessoas. No primeiro semestre de 2024, o número subiu para 18.478 e no segundo semestre de 2024, até o momento, o número chega a 20.962 atendimentos. 

“A nova estrutura, a reforma é um sonho concretizado. Há muito tempo que os defensores que atuam aqui buscavam a unificação da área cível e criminal. A principal melhoria foi essa, pois facilita sobremaneira o acesso do cidadão aos serviços do órgão. Além disso, o Núcleo ficou extremamente humanizado, com recepção acolhedora, ampla e para nós, que trabalhamos aqui, melhorou muito também. Temos sala de reunião, auditório, sala de apoio para quem não tem recurso participar de audiências virtuais, o local, está completo”, avaliou Torrano.  

O prédio de Sinop é próprio e passou por reforma e ampliação. Tem área construída de 965,10 metros quadrados, recepção para 125 pessoas e 11 gabinetes, sendo sete cíveis e quatro criminais.  

O secretário executivo de administração, Clodoaldo Aparecido Gonçalves de Queiroz, relembrou que o núcleo de Sinop é um sonho de décadas que agora se concretizou. “Na verdade, nós estamos aqui em Sinop, celebrando a concretização de um sonho, porque este novo prédio começou a ser planejado em 1999 e, após muitas dificuldades, por vários aspectos, nós conseguimos, hoje, enfim, entregar para a população aqui desse município, dessa comarca, e também para os defensores, defensoras, servidores, estagiários que aqui trabalham, um local digno, onde o trabalho da Defensoria poderá ser realizado de maneira digna, confortável, e os assistidos da Defensoria poderão se sentir verdadeiramente acolhidos, com dignidade, e ter os seus direitos alcançados como deve ser”.

A última inauguração de 2024 foi do núcleo da Defensoria Pública na comarca de Nova Ubiratã (428km de Cuiabá). O prédio é locado, está no Centro da cidade, na rua Rio Grande do Sul, 1071. Ele tem área construída de 60 metros quadrados, recepção para 13 pessoas, uma sala para defensor, uma sala para assessor, cozinha e banheiro. 

“Com alegria, a gente entrega a nossa última inauguração em Nova Ubiratã, o último evento do ano de 2024, encerrando três inaugurações de novos núcleos e novas instalações no biênio 2023-2024. É a administração se empenhando muito para que a Defensoria Pública efetivamente tenha locais adequados para o atendimento à população, levando para a população do estado de Mato Grosso, para a população que mais precisa, aquilo que ela precisa, acolhimento, atendimento humanizado e um olhar cuidadoso para as suas demandas. Em 2025, a gente vem aí com muito mais intensidade, com muito mais núcleos para serem inaugurados, em especial com o nosso projeto Pintando o Mato Grosso de Verde, levando instalações dignas e com condições de qualidade para o atendimento e acolhimento à população do estado de Mato Grosso”, finalizou Luziane Castro.