Notícias

UM NOVO PRESENTE É POSSÍVEL


Mutirão da Defensoria Pública oferece atendimento jurídico para a superação da situação de rua

Nesta terça-feira (20) haverá novos atendimentos da Defensoria no centro de Cuiabá

Por Djhuliana Mundel
19 de de 2024 - 17:25
Mutirão da Defensoria Pública oferece atendimento jurídico para a superação da situação de rua


Nesta segunda-feira (19), a Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT) realizou um mutirão em sete municípios do estado com o objetivo de oferecer atendimento jurídico para pessoas em situação de rua. A ação, que ocorreu em parceria com as prefeituras e a Defensoria Pública da União, faz parte da Campanha Nacional “Um novo presente é possível: Defensoria Pública pela superação da situação de rua”, promovido pela Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP) e conta com apoio do Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege).  

O mutirão de atendimento jurídico no estado ocorreu nos municípios de Cuiabá, Rondonópolis, Cáceres, Tangará da Serra, Sorriso, Sinop e Primavera do Leste exclusivamente para pessoas em situação de rua. O principal objetivo da campanha foi promover o acesso à justiça e cidadania para pessoas em situação de rua através de atendimento jurídico ofertado pela Defensoria Pública, dando visibilidade a esse grupo populacional.  

Durante o evento no estado, 153 pessoas foram atendidas em espaços montados especialmente para a ocasião, onde puderam acessar serviços de assistência social e orientação legal. Em Cuiabá, Rondonópolis e Cáceres, a ação contou também com o atendimento da Defensoria Pública da União. 

A defensora pública Rosana Monteiro explicou sobre importância dessa ação inédita no estado. “A ação marca a história da atuação defensorial com a população em situação de rua no Estado de Mato Grosso, pois é a primeira vez que uma ação coordenada de atendimento itinerante das pessoas em situação de rua acontece não apenas na capital, mas também em cidades do interior”.   

Rosana destaca ainda que o mutirão chama a atenção para o sofrimento e exclusão vivenciado por essas pessoas. “Foram atendidas no total 153 pessoas em situação de rua, cujos atendimentos promovem acesso à justiça e à cidadania na mesma medida em que promovem a inclusão e visibilização de um público que é historicamente criminalizado pela condição de pobreza em que vivem”.  

Nesta terça-feira (20), em Cuiabá, a Defensoria Pública participará prestando orientação jurídica por ocasião da atividade cultural que acontecerá na Praça Ipiranga, no Centro da cidade, as 17h30, desenvolvida pelos artistas Nico e Lau: Humor da Rua, que tem o objetivo de levar cultura e fortalecer o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua. 

O dia 19 de agosto é o dia de luta e luto da população em situação de rua, marcado pela chacina da praça da Sé, em São Paulo, ocorrida em 19 de agosto de 2004, com a morte de sete pessoas em situação de rua.