Notícias

Instituição forte


Novo Núcleo de Peixoto de Azevedo traz condições mais dignas de atendimento e privacidade à população

Inauguração aconteceu nesta terça-feira no município

Por Isabela Mercuri
13 de de 2024 - 20:11
Novo Núcleo de Peixoto de Azevedo traz condições mais dignas de atendimento e privacidade à população

Inauguração do novo núcleo de Peixoto de Azevedo


O novo núcleo da Defensoria Pública de Mato Grosso no município de Peixoto de Azevedo (674km de Cuiabá) foi inaugurado na tarde desta terça-feira (13), com a presença da defensora pública-Geral Luziane de Castro e do secretário executivo da DPEMT, Clodoaldo Queiroz. Para o coordenador do local, defensor público José Ribeiro da Silva Neto, as novas instalações trazem mais dignidade no atendimento e mais privacidade à população atendida pela defensoria.

“A população fica muito mais contente de chegar num local e ver instalações apropriadas, adequadas. O outro local não tinha uma privacidade bacana para a gente fazer os atendimentos, fazer uma audiência virtual, e essa questão da privacidade, intimidade da pessoa ser preservada é algo que a própria pessoa transparece pra gente a satisfação de estar num local mais adequado”, comemorou.

José Ribeiro é defensor desde abril de 2020, e sempre atendeu em Peixoto. Para o promotor de Justiça e Coordenador Administrativo da PROJUS de Peixoto de Azevedo, Álvaro Padilha De Oliveira que representou o Ministério Público de Mato Grosso durante a inauguração, o atendimento no local já era de excelência, mas agora as instalações físicas ficaram condizentes: “Gostaria de agradecer o empenho da administração em proporcionar essa estrutura para a população tão carente, e é uma população que já tinha um atendimento, mas agora vai ter uma estrutura física que possa se equiparar com aquilo que o defensor já fazia”, elogiou.

José Ribeiro da Silva Neto, coordenador do núcleo de Peixoto de Azevedo

A defensora pública-Geral Luziane de Castro concordou: “Aqui foi só uma cereja do bolo”, brincou. Para a DPG, uma das grandes virtudes da Defensoria está no acolhimento à população, e a nova administração tem conseguido, cada vez mais, levar dignidade ao atendimento. “Institucionalmente a gente vem há alguns anos numa luta árdua, e o primeiro passo foi esse, de colocar Peixoto numa localidade que a gente sabe que é de extrema importância. Mas a gente tinha outros desafios, o primeiro era de levar a Defensoria a todas as comarcas. E em 2024 finalmente, após intensa luta e muito trabalho a gente conseguiu crescer, colocar a Defensoria em todas as comarcas”, comemorou. “A gente ainda não conseguiu tudo, mas estamos lutando para crescer cada vez mais. Demos o primeiro passo, o próximo vai ser trazer um núcleo definitivo, um espaço próprio da Defensoria aqui para Peixoto com condições extremamente dignas para a população”.

Clodoaldo Queiroz, secretário executivo da instituição, concordou. “Hoje damos mais um passo dentro do processo de melhoria da estrutura da Defensoria Pública dos núcleos do interior, e com alegria formalizamos a entrega desse prédio novo, bonito. A partir de agora teremos melhores condições de trabalho para os servidores, defensor que aqui atua e principalmente para a população deste município que agora vai poder ser atendida com melhores condições, com mais dignidade, dentro daquela que é a intenção dessa administração, de levar dignidade para todos os núcleos da Defensoria Pública de Mato Grosso”.

O novo Núcleo de Peixoto de Azevedo já realiza atendimento presencial desde o dia 8 de abril deste ano. No entanto, nesta terça-feira aconteceu o evento formal de inauguração. O atendimento ao público acontece de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, na Travessa Marília, n° 30, bairro Alvorada. Nos outros horários, fins de semana e feriados, o atendimento dos casos urgentes é feito em sistema de plantão (clique aqui para acessar os telefones de contato).


Peixoto de Azevedo tem 32.714 habitantes, segundo o último Censo Demográfico (2022) realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A comarca abrange também o distrito de União do Norte.   

A Defensoria Pública de Mato Grosso presta assistência jurídica gratuita a toda pessoa em situação de vulnerabilidade, como mulheres vítimas de violência, idosos, crianças e adolescentes, pessoas em situação de rua etc., assim como todo cidadão que comprovar insuficiência de recursos, com renda familiar de até cinco salários mínimos.