O Núcleo de Guarantã do Norte da Defensoria Pública conta com o atendimento em Língua Brasileira de Sinais (Libras) para pessoas surdas e mudas.
O atendimento é feito pelo servidor Samuel Jhonattan Brisch, ajudante-geral do núcleo desde janeiro deste ano, que realizou cursos de qualificação em Libras.
“Ter em nossa equipe alguém que tenha capacitação em Libras é muito importante para nós, sobretudo porque a Defensoria Pública é um órgão de acolhimento, que os cidadãos e as cidadãs procuram em busca de acesso à justiça e a direitos fundamentais”, afirmou a defensora Gabriela Beck, coordenadora do núcleo.
De acordo com o servidor, auxiliar pessoas com deficiência auditiva e de fala traz grande satisfação e gera a inclusão desses cidadãos na comunidade.
“Para minha surpresa, no primeiro dia de trabalho, o primeiro atendimento foi com um surdo e as pessoas que o representavam. Quando identifiquei que se tratava de um surdo, logo cumprimentei com os sinais. Ao conversar com ele, foi nítida a felicidade em seu rosto”, revelou Brisch.
Posteriormente, com o início da reforma do núcleo, o atendimento continuou a ser realizado de maneira remota, por mensagens de texto.
O Núcleo de Guarantã do Norte da DPMT, localizado na Travessa dos Ipês, 38, Centro, está passando por uma reforma desde o dia 25 de janeiro, prevista para terminar em julho deste ano.
Nesse período, a população da comarca de Guarantã do Norte (708 km de Cuiabá), incluindo as pessoas surdas e mudas, continua sendo atendida normalmente pela Defensoria por telefone e chatbot (WhatsApp).