Nesta segunda-feira (02), 24 jovens de 15 a 18 anos do sistema socioeducativo participaram da oficina "Despertando Talentos: Preparação para o Mundo do Trabalho". Essa iniciativa tem como objetivo primordial orientar e inspirar adolescentes que cumprem medidas socioeducativas, oferecendo a eles uma nova perspectiva sobre as oportunidades de inserção no mercado de trabalho.
Esse é um trabalho em conjunto entre a Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso, Ministério Público e Tribunal de Justiça de Mato Grosso visando apresentar as opções do mercado de trabalho, como se capacitar para essas vagas e tirar dúvidas sobre como se profissionalizar.
O defensor público Alysson Costa Ourives explicou que essa é uma oportunidade para esses jovens, que sofrem com a estigmatização na hora de buscar uma colocação no mercado de trabalho. “Muitos nos bairros mais carentes precisam ter uma luz na vida, como um curso ou um emprego. O problema é a nossa sociedade. Gostaria que ela não fosse tão preconceituosa para com esses jovens. Eles têm direito de virar essa chave e conseguir coisa melhor na vida”.
A oficina contou com o apoio do Senac, que fez uma amostra de profissões, através do Programa Jovem Aprendiz, da instituição, que contempla um conjunto de ocupações, propiciando aos aprendizes competências voltadas à profissionalização e à cidadania, a partir da compreensão das características do mundo do trabalho e de seus fundamentos técnico-científicos, e também da rede de Supermercados Comper, que apresentou uma amostra de vagas abertas na rede.
A reintegração social é um aspecto central dessa proposta. Ao proporcionar aos jovens as ferramentas necessárias para conquistar uma posição no mercado de trabalho, o objetivo é promover não apenas sua autonomia, mas também a construção de uma identidade positiva e produtiva.