A Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT), através da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep), finalizou nesta quarta-feria (04), a 3ª Edição do Rualogia: das marquises para a luta, conhecer para lutar, com as lideranças do Movimento Nacional População de Rua-MNPR do Rio Grande no Norte e população em situação de rua.
A terceira edição do evento, que iniciou na segunda-feira (02) e terminou nesta quarta, se dedicou a promover a educação em direitos e fortalecer o controle social das políticas públicas para pessoas em situação de rua, assim como fortalecer a participação das pessoas em situação de rua no MNPR na luta por seus direitos.
“Foram três dias muito potentes de educação em direitos e de práticas que fortalecem o coletivo, a liderança do movimento. As pessoas saíram daqui agradecidas, felizes, incluídas, vistas e eu acho que foi muito positivo o resultado do terceiro Rualogia. Nós tivemos a participação de grandes lideranças nacionais, tanto do movimento de população de rua quanto do movimento de catadores, falando da importância da organização política através de movimentos sociais, através de entidades, para que a população de rua se engaje na luta por seus direitos e também para que ela possa colaborar na transformação social e no desenvolvimento humano, se engajando em atividades que possam gerar renda e trabalho”, disse a defensora pública Rosana Monteiro, coordenadora do Gaedic Pop Rua.