O projeto de formação sócio-política Rualogia: Das Marquises para a Luta, Conhecer para Lutar, do Movimento Nacional População de Rua-MNPR do Rio Grande no Norte e da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT) ficou em segundo lugar no prêmio Boas Práticas PopRuaJud na categoria Impacto Social e Transformação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O prêmio de Boas Práticas na Política Judiciária PopRuaJud do CNJ tem por finalidade reconhecer e divulgar iniciativas que promovam a melhoria do acesso à justiça para a população em situação de rua, através de soluções inovadoras e práticas eficazes.
De acordo com o CNJ, “as práticas inscritas mostraram o compromisso das instituições em promover acesso mais inclusivo e humanizado à Justiça para a população em situação de rua, fortalecendo a Política Nacional Judicial de Atenção às Pessoas em Situação de Rua.
Cada iniciativa é um passo importante na luta por dignidade, direitos e inclusão social, inspirando soluções inovadoras e reforçando a força da nossa rede”.
A defensora pública Rosana Monteiro, coordenadora do Gaedic Pop Rua, disse acreditar que o prêmio vai incentivar outras instituições. “A Prática Rualogia das Marquises para a Rua foi idealizada pelo Vanilson Torres, uma liderança do Movimento Nacional de População de Rua do Rio Grande do Norte, que nos apresentou a proposta e nós desenvolvemos junto da Escola Superior e o Gaedic Pop Rua. A prática visa a educação em direitos humanos, o fortalecimento das lideranças e a emancipação das pessoas através do acesso ao conhecimento e à informação. Nós ficamos muito felizes com o resultado da prática, acreditamos na sua importância e que o prêmio vai auxiliar na divulgação para incentivar outras instituições do sistema de justiça a desenvolverem atividades de educação e direito com as pessoas em situação de rua”.
O seminário “Rualogia - das Marquises para a Luta, Conhecer para Lutar” foi realizado em setembro de 2023 e em março deste ano, em Cuiabá, através da DPEMT, por meio da Escola Superior (Esdep-MT) e do Grupo de Atuação Estratégica em Direitos Coletivos – População em Situação de Rua (Gaedic Pop Rua), com a estratégia de educação em direitos para a população em situação de rua que visa a inclusão deles na luta por seus direitos e na construção de políticas públicas garantidoras de direitos.
O encontro teve como público-alvo pessoas em situação de rua ou com trajetória de rua, integrantes do Movimento Nacional de População de Rua (MNPR), Fórum de População de Rua de Cuiabá, membros do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Estadual para a População em Situação de Rua (Ciamp Municipais e Estadual), da Defensoria Pública e trabalhadores da cultura.
“Nós acreditamos que não podemos falar sobre pessoas em situação de rua sem a participação deles e a educação promove uma participação qualificada dessas pessoas. Então elas vão participar dos espaços políticos, conhecendo os seus direitos, sabendo como funcionam as organizações, as instituições e assim vão ter condição de ter uma participação mais efetiva” disse Rosana.