O prefeito ressaltou, ainda, que Comodoro carrega inúmeras e antigas carências que se arrastavam pelo tempo. Uma delas era a da presença adequada da DPMT no local. “Não haviam instalações adequadas, os trabalhadores do órgão não conseguiam dar um expediente normal, a Instituição funcionava de maneira irregular e o Estado talvez não pudesse nos assistir".
Vilela pontuou que a instalação do órgão na cidade, com sede padronizada, representa uma melhora sensível na prestação de serviços públicos gratuitos e de qualidade para a população, porque abre acesso à Justiça para o cidadão carente. “Temos uma leva muito grande, temos muita demanda aqui. Então, a Defensoria estar aqui significa muito para Comodoro", concluiu.
Atendimento - A Defensoria Pública em Comodoro é responsável por atender a uma população de cerca de 38 mil habitantes, entre comunidades rurais e indígenas, dos municípios de Nova Lacerda, Rondolândia e Campos de Júlio.
Durante o período da reforma, o atendimento do órgão foi feito virtualmente e com a reinauguração, foi retomado de maneira presencial. Na região, a população tem grandes dificuldades de acesso e uso de meios eletrônicos e a entrega da obra garante acomodações para o cidadão aguardar e receber atendimento de suas principais demandas em local climatizado, adaptado para receber crianças, idosos e pessoas com deficiência de forma digna.
O maior volume de atendimento na comarca é feito na área cível, em casos de pedido de pensão alimentícia, divórcio, investigação de paternidade, execução de alimentos e reconhecimento de paternidade. Os defensores Júlio Carvalho Meirelles e Elisa de Camargo Viana e suas equipes, compostas por dois assessores jurídicos, duas estagiárias e uma recepcionista, são os responsáveis pela comarca.