Na última terça-feira (2), às 8h, foi inaugurado o Centro de Referência do Autista de Vera (462 km de Cuiabá), construído após Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a Prefeitura e a Defensoria Pública de Mato Grosso.
A Defensoria constatou que muitos pacientes tinham que se deslocar para cidades vizinhas, pois a rede pública de saúde municipal não estava equipada para proporcionar os tratamentos necessários às pessoas no espectro autista.
Conforme o documento, o Município se comprometeu a providenciar um espaço equipado e com pessoal especializado. O espaço inaugurado ontem fica na rua Guatemala, 1.971, na região central da cidade.
O TAC foi assinado no dia 10 de novembro do ano passado pelo prefeito de Vera, Moacir Giacomelli, pela defensora pública Luciana Decesaro Galeazzi, e pelos secretários municipais de Saúde, Educação e Finanças.
“Considerando que muitos pacientes neuroatípicos/neurodivergentes não suportam certas condições do ambiente, como por exemplo determinados sons, circulação ou aglomeração de pessoas etc., se faz necessário espaço físico para acolher e possibilitar a estada do paciente no local, para que ali receba o tratamento/terapias de que necessitam de forma efetiva e harmônica”, diz trecho do documento.
A defensora explicou que as pessoas com autismo precisam de tratamentos diferenciados para garantir a qualidade de vida e, por serem de baixa renda, necessitam do atendimento da saúde pública.
“Mesmo o Poder Público Municipal custeando os tratamentos, as pessoas com TEA e outras neurodivergências, precisavam deslocar-se para cidades vizinhas para receber os serviços, pois a rede pública de saúde municipal não estava equipada para tanto. O deslocamento dos pacientes para os tratamentos, não apenas onerava demasiadamente os cofres públicos, mas também penalizava o paciente e a família, que viajavam em veículos desconfortáveis, por estradas perigosas, além de terem seu tempo desperdiçado”, destacou Luciana.
A unidade conta com profissionais especializados no atendimento a pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) – psicólogo, psiquiatra, educador físico, técnico em enfermagem e fonoaudiólogo.
O assessor jurídico José Marco Vilaça representou a Defensoria Pública no evento, que contou também com a presença da presidente da União das Famílias Atípias (UFA) de Vera, Renata Veríssimo.
“A inclusão não é um benefício, mas um direito e uma responsabilidade social do poder público. Sou mãe de uma criança autista e amiga de outras famílias que também vivenciam isso. A gente sabe tudo o que se passa e como é difícil conseguir o tratamento ideal para nossos filhos. Agora teremos o Centro aqui, sem precisar se deslocar para outras cidades”, afirmou Renata.
A procuradora municipal de Vera, Claudia Romani, representou a Prefeitura na inauguração (o prefeito está viajando), assim como os secretários municipais de Saúde, Assistência Social e Finanças. Os vereadores Marcelo, Donizete e Tonhão também participaram da cerimônia.