A segunda etapa do projeto Ribeirinho Cidadão teve início nesta terça-feira, 2 de julho, no município de Salto do Céu, situado a cerca de 350 km da capital Cuiabá. Esta fase do projeto se estenderá até o dia 10 de julho, oferecendo serviços de justiça, saúde e cidadania às comunidades de Salto do Céu, Porto Esperidião e ao Distrito de Lucialva.
A etapa terrestre da 17ª edição do Ribeirinho Cidadão 2024, realizada de 10 a 13 de abril, foi um sucesso, com 10.270 atendimentos. As ações contemplaram famílias das comunidades ribeirinhas e zona rural, como Estirão Comprido e São Pedro de Joselândia, e os Distritos de Barão de Melgaço, a 121 km de Cuiabá. Os dados foram divulgados pela Coordenação Estadual da Justiça Comunitária do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) no dia 19 de abril.
O projeto Ribeirinho Cidadão, iniciado em 2006 por uma iniciativa da Defensoria Pública em parceria com o Poder Judiciário de Mato Grosso, visa levar serviços essenciais a populações que raramente têm acesso a direitos básicos. Com a colaboração de diversas entidades públicas e privadas, o projeto oferece orientação jurídica, resolução de questões judiciais, facilitação de acordos e conciliações, auxílio na obtenção de declaração de hipossuficiência, emissão e regularização do CPF, serviços médicos e odontológicos, vacinação, assistência previdenciária e solicitação de benefícios.