Notícias

RIBEIRINHO CIDADÃO


Ribeirinho Cidadão: histórias de transformação e cidadania no segundo dia de atendimentos

No segundo dia do projeto Ribeirinho Cidadão, realizado nesta quarta-feira, 03 de julho, a equipe finalizou os atendimentos em Salto do Céu e se prepara para seguir para o próximo destino, o Distrito de Lucialva, no município de Jauru.

Por Barbara Argôlo
03 de de 2024 - 22:41
Barbara Argôlo Ribeirinho Cidadão: histórias de transformação e cidadania no segundo dia de atendimentos


Retificação de documentos: um sonho realizado 

Albina Saar Martins, de 58 anos, divorciada há 13 anos, conseguiu solicitar a retificação do seu nome no RG e CPF. Emocionada, Albina expressou sua gratidão. “Vocês vieram pra nossa cidade e hoje eu pude realizar o meu sonho, estou muito grata. Só Deus sabia o quanto eu queria arrumar essa documentação. Eu me sentia oprimida e hoje me sinto com uma identidade correta, porque antes eu não tinha e sentia que isso era uma fuga da verdade.”  

Gonçalo, parceiro do projeto com a Receita Federal, comentou sobre a importância do atendimento. “Muitas vezes as pessoas não têm atendimento por falta de conhecimento ou oportunidade. A distância também dificulta o trâmite da cidadania. No caso dela, pode ser que ela estivesse muito distante de um local adequado e o custo para se deslocar era elevado. Por isso, esse mutirão que leva cidadania a pessoas fora dos grandes centros é tão importante.”   

Cidadão brasileiro

Sandra Martins, também parceira do projeto com a Receita Federal, falou sobre o atendimento de emissão de CPF para um menor nascido na Espanha. “O brasileiro que nasce no exterior faz a certidão de nascimento no consulado e, ao vir para o Brasil, faz o translado. Nesse caso, ele já possui uma cédula de identidade do Brasil, então está tudo sinalizado no documento. Ele apresentou a documentação do Brasil, identificação da Espanha e o passaporte, e deu tudo certo.”

Érica Marcela Borges, mãe do menor, relatou sua experiência. “Meu filho é espanhol e não tinha documentação. Fiz primeiro a identidade e hoje vim fazer o CPF. Foi difícil porque ele não tinha a certidão de nascimento do Brasil, mas foi bem rápido aqui no mutirão. Apresentei os documentos dele, o passaporte espanhol e a identidade do Brasil, e foi muito satisfatório o atendimento recebido.”  

Assistência jurídica gratuita

Marilene Barbosa de Souza, de 36 anos, ingressou com uma ação de alimentos em 2012 e só conseguiu localizar o genitor em outubro de 2023. “Vim procurar a defensoria pública para resolver porque esse dinheiro faz falta para criar minha filha que tem problemas de saúde e faz tratamento particular. Fui muito bem atendida, gostei, e o defensor me explicou como será a partir de agora. Se Deus quiser, vou conseguir receber os atrasados.”

Lucas Eduardo, assessor jurídico do Núcleo de Rio Branco, explicou. “Consultamos um processo já existente e vimos que havia mais de 90 prestações em atraso. Realizamos o esclarecimento jurídico para a assistida, explicando seus direitos, e ingressaremos com um processo para cobrar as pensões em atraso.”  

Segundo dia de atendimentos

A defensora pública-geral Luziane de Castro falou sobre como o Ribeirinho Cidadao é um projeto gratificante. “O projeto é a união de muitos esforços com uma equipe fantástica, trazendo atendimento com alegria e sorrisos todos os dias. São 17 anos de muitos sorrisos e um trabalho fascinante e de sucesso.”  

Elci Alves, primeira-dama de Santo do Céu e secretária de Assistência Social, destacou a importância do projeto. “O projeto está sendo de imensa valia! É uma surpresa para a gente o número de atendimentos. Vemos a população feliz e bem atendida, principalmente em casos que estavam parados por dificuldades de resolução e agora estão resolvidos.”

Os parceiros do projeto incluem: SENAR, Ministério Público do Estado de Mato Grosso, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros Militar, POLITEC, GEFRON, DETRAN, CEJA, ENERGISA, Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, Receita Federal, SETASC, PROCON, SECEL, Defesa Civil, SECITECI, INSS, Divisão de Transporte do TJMT e JUVAM.