Retificação de documentos: um sonho realizado
Albina Saar Martins, de 58 anos, divorciada há 13 anos, conseguiu solicitar a retificação do seu nome no RG e CPF. Emocionada, Albina expressou sua gratidão. “Vocês vieram pra nossa cidade e hoje eu pude realizar o meu sonho, estou muito grata. Só Deus sabia o quanto eu queria arrumar essa documentação. Eu me sentia oprimida e hoje me sinto com uma identidade correta, porque antes eu não tinha e sentia que isso era uma fuga da verdade.”
Gonçalo, parceiro do projeto com a Receita Federal, comentou sobre a importância do atendimento. “Muitas vezes as pessoas não têm atendimento por falta de conhecimento ou oportunidade. A distância também dificulta o trâmite da cidadania. No caso dela, pode ser que ela estivesse muito distante de um local adequado e o custo para se deslocar era elevado. Por isso, esse mutirão que leva cidadania a pessoas fora dos grandes centros é tão importante.”
Cidadão brasileiro
Sandra Martins, também parceira do projeto com a Receita Federal, falou sobre o atendimento de emissão de CPF para um menor nascido na Espanha. “O brasileiro que nasce no exterior faz a certidão de nascimento no consulado e, ao vir para o Brasil, faz o translado. Nesse caso, ele já possui uma cédula de identidade do Brasil, então está tudo sinalizado no documento. Ele apresentou a documentação do Brasil, identificação da Espanha e o passaporte, e deu tudo certo.”
Érica Marcela Borges, mãe do menor, relatou sua experiência. “Meu filho é espanhol e não tinha documentação. Fiz primeiro a identidade e hoje vim fazer o CPF. Foi difícil porque ele não tinha a certidão de nascimento do Brasil, mas foi bem rápido aqui no mutirão. Apresentei os documentos dele, o passaporte espanhol e a identidade do Brasil, e foi muito satisfatório o atendimento recebido.”