Notícias

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL


Tecnologias Disruptivas são tema de workshop direcionado a todos os profissionais da DPMT

A capacitação será realizada na próxima sexta-feira (10), a partir das 10h, e será transmitida pelo Google Meet; o público alvo são defensores, servidores, estagiários e assessores

Por Marcia Oliveira
08 de de 2023 - 18:33
Divulgação Tecnologias Disruptivas são tema de workshop direcionado a todos os profissionais da DPMT

Coloque em sua agenda: evento será sexta-feira


Os defensores e servidores públicos, estagiários e assessores da Defensoria Pública de Mato Grosso (DPMT) terão a oportunidade de conhecer ferramentas de trabalho de Inteligência Artificial no workshop “Tendências e Tecnologias Disruptivas que Impactam o Sistema de Justiça”, nesta sexta-feira (10), a partir das 10h, por meio de transmissão virtual pelo Google Meet.  A apresentação será feita pelo professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e diretor executivo da Gartner, Alexandre Nunes. 

A apresentação terá duração de cerca de uma hora, com espaço para responder às perguntas e as dúvidas dos participantes. Nunes explica que a ideia do workshop é apresentar o que está acontecendo, do ponto de vista do uso de tecnologias, e que irão impactar no trabalho de defensores e agentes que prestam serviços afetos à Justiça. 

“O formato será de uma apresentação, com abertura para perguntas a qualquer momento. Vou falar especialmente de aplicações de Inteligência Artificial e suas derivações, como IA Generativa”, informou. O professor afirma que ter o conhecimento dessas tecnologias, das oportunidades, resultados e riscos gerados pelo uso delas, possibilitará aos participantes determinarem como poderão usá-las da maneira mais adequada às suas necessidades, ambições e disposição ao risco.

“Ao pensar se deve ou não participar do workshop o membro ou servidor que desconhece as ferramentas já deve partir do princípio que já está perdendo algo de uso atual, por ignorar a tecnologia! Logo, deve-se perguntar: ‘quanto irei ganhar e quanto serei impactado participando?’ E mais, quanto podemos nos dar ao luxo de ficarmos para trás nesse tema?”, questiona. 

 Ainda segundo o professor, em suas aulas de Ciências de Dados na FGV, vários alunos são advogados. “Eles estão cada vez mais antenados em tecnologias disruptivas e seu impacto em seus trabalhos”, concluiu.  O workshop será transmitido pelo Google Meet.

Foco no Futuro - A defensora pública-geral, Luziane Castro, explica que a realização do evento é decorrência de um trabalho que o órgão já desenvolve com a empresa Gartner, em busca de melhorar o uso de sistemas e de implementar avanços tecnológicos na Defensoria Pública. E que o workshop busca despertar toda a força de trabalho para a nova realidade de uso de tecnologias na área da Justiça. 

“Estamos num momento de muita mudança tecnológica, onde se vê muita utilização de Inteligência Artificial, inovações em sistemas, que são tecnologias que vão afetar e já estão afetando nosso trabalho no Sistema de Justiça. A ideia é despertar os nossos recursos humanos para esse cenário de inovações e prepará-los para as propostas de inovação que pretendemos apresentar no ano que vem. A Defensoria pretende avançar no uso de em sistemas e inteligência artificial em 2024”, disse. 

Luziane reforça o convite para que todos, defensores, servidores, estagiários e assessores, participem da apresentação. “É muito importante que o órgão como um todo participe desse evento”, convida.